x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 783

Renato Mazzarioli Octavio

Renato Mazzarioli Octavio

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 4 dezembro 2009 | 18:59

Boa noite.

Tenho algumas duvidas, pois pretendo abrir um escritório e preciso de algumas informações.

Chega um cliente no meu estabelecimento e fala que quer abrir uma empresa e me contratar para prestar serviços contábeis ao mesmo. Em primeiro momento sei que tenho que Abrir a empresa dele perante a lei. E depois? Quais são os principais serviços básicos que vou fazer supondo que a empresa dele seja um comércio?

Penso que devo fazer o seguinte!
-Contabilizar no livro diário todas as entradas e saidas do mês(compra de mercadorias, venda, despesas, etc)
-Fazer um balanço patrimonial mensal
-Lançar a folha de pgto, recolher os impostos da folha
Estou correto?tem mais coisa importante a ser feita?

Como vou efetuar o pgto do imposto de renda dessa empresa (DARF)? mensalmente, trimestralmente, supondo que seja uma empresa bem pequena?

Tem algum livro que fale de maneira pratica do assunto, ou seja, um livro que fale passo a passo o que fazer?

Atc

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sábado | 5 dezembro 2009 | 19:40

Boa tarde Renato,

O ideal seria você trabalhar em algum escritório contábil por determinado tempo ou unir-se a alguém já com experiência, para que aos poucos tenha condições de absorver todas as rotinas necessárias.

A aquisição de um software contábil, de preferência com sistema integrado (Fiscal, Pessoal e Contábil) é imprescindível.

Na falta disto, comece com microempresas que possam optar pelo Simples Nacional, que sejam comerciais e de preferência que tenham no máximo dois funcionários.

Por ser optante pelo Simples Nacional a empresa está dispensada de maioria das obrigações federais seu sistema tributário é simplificado e praticamente sem retenções na fonte.

Inviável qualquer passo a passo que pretendamos registrar, haja vista a existência de inúmeras variantes.

Face a isto sugiro que aprenda uma coisa de cada vez e na ordem natural que deva acontecer. Nesta ordem, a primeira coisa que deve saber é como constituir (no seu município e estado) uma empresa optante pelo Simples Nacional que explore atividade comercial.

Para isto, nesta primeira fase o pessoal que frequenta a sala Registro de Empresas será o primeiro a lhe ajudar. Disponha.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: