x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 201

Estoques no balanço de abertura

Ricardo Martins de Melo

Ricardo Martins de Melo

Prata DIVISÃO 2
há 5 anos Terça-Feira | 19 fevereiro 2019 | 15:53

Boa tarde a todos!!!

Optei pelo lucro presumido, mas estou começando a fazer a contabilidade da firma no SPED por causa da distribuição de lucros acima do limite.

Destaco que, apesar de iniciar a contabilização regular, continuaremos a optar pelo Lucro Presumido, portanto, o recolhimento do PIS e da COFINS continuará a ser realizado pelo regime cumulativo – PODE SER, NÃO PODE?

Procedendo ao Balanço de Abertura, deparo-me com a seguinte situação quanto aos produtos – alguns têm ST; outros, não. Destes últimos, alguns são adquiridos no próprio Estado e outros, interestaduais, com a cobrança do diferencial de alíquota por parte da Sefaz.

------------------------

Contabilização do estoque – encontrou-se 10.000,00 em mercadorias adquiridas com ST (já incluso no total), 5.000,00 em mercadorias não sujeitas a ST adquiridas internamente, destaque icms 18% = 900,00; 8.000,00 em mercadorias adquiridas em operações interestaduais, icms 7%, destaque icms 560,00

Imaginei em fazer assim, o que submeto à apreciação dos distintos amigos, acostumados a fazer esse tipo de coisas há mais tempo.

Produtos adquiridos no próprio Estado, SEM st:

D – Mercadorias para Revenda
C – Balanço de abertura
Etc etc …………………………………….. Valor. 4.100,00

D – ICMS a Recuperar
C – Balanço de Abertura
Pelo destaque do ICMS etc etc …….. Valor 900,00
-------------------------------
Produtos adquiridos em outros estados, sem ST

Seria bom fazer um lançamento à parte para maior destaque em futuras conferência ou incluir em outro, com as mesmas características?
-------------------------------

Pelos produtos adquiridos com ST
D – Mercadorias para revenda
C – Balanço de Abertura
Etc etc …………………. Valor 10.000,00

Antecipadamente grato pelos comentários,

Ricardo

mudando

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.