x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 148

Lucros acumulados x despesas pessoais pagas pela empresa

Ricardo Martins de Melo

Ricardo Martins de Melo

Prata DIVISÃO 2
há 5 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2019 | 16:14

Optei por essa sistemática para contabilizar as despesas pessoais do titular pagas pela empresa e compra de dólares e automóvel, também pela empresa.

No Balanço de Abertura foi apropriado em Lucros Acumulados uma quantia mais do que suficiente para que o titular pudesse pagar suas contas formalmente - isto é, se fosse transferido diretamente para sua conta bancária ou coisa que o valha. Também, o saldo de caixa é perfeitamente válido, com todas as receitas sido contabilizadas, obtendo um aumento no lucro, mesmo com a distribuição dessas importâncias, no final do exercício que se passou.

No entanto, como não foi feito pelo modo correto, isto é, como descrito acima - emissão de cheque nominal ou transferência para conta pessoal, minha opção de contabilizar as despesas pessoais será assim>

Por exemplo, empréstimo que ele fez a um amigo, no valor de R$ 3.000,00, sendo o TED feito diretamente na conta bancária da empresa.

D Lucros Acumulados
C Banco tal

Importe referente saque parcial do titular da conta Lucros Acumulados, conforme comprovante etc etc

ou Importe referente distribuição parcial da conta Lucros Acumulados, conforme comprovante....

3.000,00

Alguma outra sugestão de como proceder? Seria melhor, por exemplo, fazer logo uma apropriação na conta Lucros a Distribuir? Pegar todo (ou parte) do saldo credor de Lucros Acumulados e transferir para a conta Lucros a Distribuir?

(editado)

Acho que assim ficaria melhor

D - Lucros Acumulados (parcial)
C - Lucro a Distribuir

valor x

D Lucro a distribuir
C Banco tal

Importe ref. distribuição parcial de lucro, n/data, conforme comprovante etc

valor y

mudando

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.