Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 201

Documentos Contábeis que ainda só podem ser feitos no papel

José Araujo

José Araujo

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 5 anos Terça-Feira | 5 março 2019 | 04:27

Olá,
estou fazendo o meu tcc de C.C. porém esbarrei em um tópico onde não estou indo muito bem, gostaria de saber se vocês podem me ajudar nessa, meu tcc é sobre tecnologia na contabilidade, contudo temos que olhar os dois lados, hoje em dia temos o SPED e tudo mais digitalizado e facilitado, entretanto vocês conseguem me dizer alguns documentos que ainda só podem ser feitos em papel, sem que a parte digital faça parte?

Juliana Sacardo

Juliana Sacardo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 6 março 2019 | 08:43

Bom dia, José!

Hoje todas as informações são digitais, desconheço qualquer operação em papel que esteja sendo válida.

Atenciosamente,
Juliana Sacardo

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 6 março 2019 | 16:22

Boa tarde!

Realmente, a maioria das obrigações fiscais estão digitalizadas, mas várias delas as "origem" ainda são em papeis como os contratos sociais por exemplo, feitos no papel, devem ter as assinaturas de sócios, testemunhas e advogado para serem registrados em Juntas Comerciais ou Cartórios.

As notas fiscais de entrada por exemplo, apesar de serem Notas Fiscais Eletrônicas, uma via em papel, o DANFE, deve acompanhar a mercadoria, onde no recebimento da mesma deve ser assinado e datado na entrada do estoque para servir de comprovante de entrada da mercadoria.

A movimentação financeira da empresa, duplicatas pagas, títulos, guias de impostos, carnês, mesmo pagos com débitos em conta corrente, devem ser mantidos os comprovantes de pagamentos em papel.

Os holerites e recibos de férias e rescisões de contrato de trabalho, também são no papel, assinados pelo recebedor, funcionário ou ex-funcionário.

Estes são alguns exemplos, abraço.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.