x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.045

Contas De IRPJ e CSLL

LUCIANO MARTINS DOS SANTOS

Luciano Martins dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Domingo | 17 março 2019 | 21:12

Bom dia Prezados Colegas,



Possuo o sistema contábil da Domínio Sistemas e no plano de contas padrão que a empresa fornece, as contas de Imposto de Renda e Contribuição Social estão Classificadas dentro de Receitas no grupo de Deduções da Receita. A empresa que estou utilizando o plano de contas é do Lucro Presumido. O que me deixou em duvida é que e eu já vi em outros planos de contas essas duas contas estarem classificadas grupo das despesas como "Provisão para Imposto de renda e Contribuição Social".

Eu gostaria de saber:

Está errado o plano de contas do meu sistema contábil?

Teve alguma alteração nas normas e essa contas estão classificadas de forma correta?

Ou ainda se essa classificação depende da forma de tributação, por exemplo, para lucro presumido se classifica de um jeito e o lucro real é de outro?

Fico no aguardo muito obrigado.

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 5 anos Segunda-Feira | 18 março 2019 | 10:01

bom dia !

As despesas com IR/CS não devem ser classificadas nas deduções da Receita, devem ter um grupo especifico no plano de contas, você deve reclassificar essas contas.
Essa classificação é independente da forma de tributação da empresa

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.