
Gislaine Alves
Prata DIVISÃO 1 , Coordenador(a) FiscalCaros colegas, bom dia.
Em 2014 a empresa adquiriu um barco na modalidade leasing financeiro. Em 2017 esse contrato foi liquidado e o bem foi comprado pelo valor residual. Enquanto leasing o bem foi registrado pela contabilidade na conta de investimentos e assim permanece até o momento.
Exemplo: A nota fiscal da vendedora para o banco arrendador foi de R$ 2,7 milhões. Foi arrendado o valor R$ 1 milhão e o valor residual foi pago após liquidação do contrato via financiamento por R$ 1,7 milhões. Agora este bem será revendido por R$ 2,5 M.
Minhas dúvidas são as seguintes:
Qual o valor real do bem que deve ser registrado na contabilidade, o valor da nota fiscal sendo que parte foi pago em leasing e parte via financiamento ou somente o valor da compra financiado?
Como a compra efetiva do bem é de R$ 1,7 M essa diferença pode gerar ganho de capital para a empresa? Ou considero que o custo total de aquisição foi de R$ 2,7 M?
Gislaine Alves