Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 734

Lançamento de exercícios anteriores

Laís Cunha

Laís Cunha

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 22 março 2019 | 14:41

Boa tarde!

Recebi a contabilidade de um novo cliente esse ano, mas foi verificado que em dezembro de 2018 eles fizeram uma alteração contratual aumentando o capital social, e o antigo contador não fez o lançamento desse aumento na contabilidade. O livro diário e Balanço ja foram até registrados.
Posso fazer esse lançamento nesse exercício? E como seria feito isso como lançamento de exercícios anteriores?

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 22 março 2019 | 15:14

Laís,

Nesse caso não há ajuste de anos anteriores pois não se trata de erro com reflexo nos resultados (receitas ou despesas).
Logo, você pode acertar a contabilidade agora de acordo com a fonte do aumento de capital: se foi feita com dinheiro houve entrada no caixa (ou Bancos) tendo como contrapartida a conta de capital. Se o aumento deriva de utilização de reservas ou lucros houve simples transferência de contas do Patrimônio Líquido com débito nas contas de reservas ou lucros e crédito da conta de capital. Se a fonte do aumento for a extinção de dívida perante os sócios, há lançamento a débito na conta do passivo e crédito na conta capital.

Se os valores forem relevantes talvez seja conveniente reabrir o Balanço e fazer os ajustes necessários.

Laís Cunha

Laís Cunha

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 22 março 2019 | 15:22

Olá Edimar,

Obrigada pela resposta, nesse caso então posso fazer esse lançamento no exercício de 2019 mesmo? O valor é de R$ 70.000,00 e foi feito pela utilização do lucro mesmo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.