Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 198

MEI Realmente NÂO precisa de Contabilidade ?

Luis Gustavo de Souza

Luis Gustavo de Souza

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Informática
há 5 anos Quinta-Feira | 28 março 2019 | 14:33

Pessoal, boa tarde, e logo de cara já peço desculpas pela minha desinformação no assunto.

Sou MEI a pouco mais de 1 Mês, estou trabalhando com ecommerce revendendo produtos de informática, e logo ao fazer o primeiro contato com um distribuidor, me surgiram várias dúvidas.

Segundo algumas fontes, o único gasto que tenho com impostos, é o incluso no DAS, o qual devo fazer o pagamento mensal, e nesse pagamento, já vai incluso o valor do ICMS, porém tenho a dúvida se na hora de comprar produtos para meu estoque, meu fornecedor tem que destacar o ICMS na NF para eu pagar ?

Outra dúvida é em relação ao cálculo do ICMS ST, que já está me dando um nó na cabeça... Alguns fornecedores de outros estados me informaram que não recolhem ST, e que eu deveria recolher, e já me passaram uma estimativa (Com valor bem alto), outros já recolhem o ST, e destacaram na NF um valor bem baixo, e outros me informaram que não recolhem, e que como sou MEI eu não tenho que recolher, muito menos pagar o ST...

E por último e que fiquei sabendo agora pouco é sobre o diferencial de Alíquota do ST entre estados, eu deverei pagar esse diferencial ??

Em contato com algumas contabilidades, fui informado de que MEI não necessita de uma contabilidade, porém não tenho conhecimento nos assuntos acima... Será que realmente não preciso de contabilidade?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 5 anos Quinta-Feira | 28 março 2019 | 15:35

Boa tarde Luis,

O mei é não precisa pagar estes impostos, quem tem que pagar é o seu fornecedor e/ou seu comprador.

MEI não precisa de contabilidade, porém eu sugiro você contratar um escritório, para que futuramente você não tenha problemas. MEI na teoria é totalmente simples, mas na prática é um pouco mais complicado do que se imagina.

Att
André

Luis Gustavo de Souza

Luis Gustavo de Souza

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Informática
há 5 anos Quinta-Feira | 28 março 2019 | 15:53

Obrigado Pela resposta André,

Pode me explicar melhor o que quis dizer sobre "Quem paga imposto é o meu fornecedor e meu cliente", O que entendo, é que o meu fornecedor paga o imposto e inclui o valor pago na NF... Na hora que eu vendo um item eu devo incluir impostos na NF para o meu cliente pagar ?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 5 anos Quinta-Feira | 28 março 2019 | 16:09

Perdão, do seu comprador você não devera pagar e nem cobrar o imposto, me expressei mal. Quando ao seu fornecedor, ele que deve recolher os impostos.
Exemplo 1: MEI COMPRA DE FORNECEDOR DE FORA DO ESTADO: FORNECEDOR PAGA OS IMPOSTOS.
Exemplo 2: MEI COMPRA DE FORNECEDOR DO MESMO ESTADO: NÃO TEM COBRANÇA DE IMPOSTOS.
Exemplo 3: MEI VENDE PARA CONSUMIDOR FORA DO ESTADO: NÃO TEM COBRANÇA DE IMPOSTOS.
Exemplo 3: MEI VENDE PARA CONSUMIDOR DO MESMO ESTADO: NÃO TEM COBRANÇA DE IMPOSTOS.

Ou seja, seu fornecedor de fora do estado é obrigado a pagar os impostos, não podendo cobrar de você MEI.

Desculpe pela primeira mensagem, acabei me confundindo.

Att
André

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.