x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 115

Venda de carro com doação de valores

Andreza Miranda

Andreza Miranda

Bronze DIVISÃO 1, Farmacêutico(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 17 abril 2019 | 19:48

Boa tarde estou fazendo a declaracao de compra e venda de um carro. Houve a venda de um carro em nome de uma pessoa, o valor da venda foi dado de entrada em outro carro que ficou em nome de outra pessoa. Na declaracao peguei o valor de venda e coloquei na declaracao de quem vendeu como doação para a outra pessoa que comprou o outro carro e ficou em seu nome. E na declaracao de quem comprou o outro carro coloquei o recebimento desse valor da outra pessoa. Está certo? Obrigada

EDVALDO JOSÉ FERREIRA

Edvaldo José Ferreira

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 18 abril 2019 | 07:39

Bom dia Andreza,

Deixa ver se eu entendi: Fulano vendeu o seu carro para Beltrano e irá repassar o valor obtido com a venda para Sicrano adquirir um veículo? Se for isso está correto o seu entendimento, mas podemos melhorá-lo.

1. Na declaração de Fulano irá ser informada a alienação do bem da forma costumeira. Contudo, ele também irá informar a doação do valor x para Sicrano na ficha "Doações Efetuadas" selecionando o código "80 - Doações em Espécie" e informando o nome e CPF do destinatário da doação. É interessante na ficha "Bens e Direitos", lá no campo em que estava inserido o bem alienado informar que o valor obtido com a venda foi doado para Sicrano, a fim de se amarrar as informações; 

2. Na declaração de Sicrano, por sua vez, ele irá reconhecer o recebimento da doação na ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis" sob o código "14 – Transferências patrimoniais – doações e heranças". Na ficha "Bens e direitos", ao informar a compra do bem é imprescindível informar que o valor x, dado de entrada, é oriundo da doação recebida de Fulano. 

Espero ter ajudado.

Bacharel em Ciências Contábeis (2014)| MBA em Finanças pela Universidade Estácio de Sá (2015)|
Contador no Escritório Novo Mercantil de Contabilidade, em Ourinhos (SP)| Articulista em Dicas do Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.