x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 68

Ajuste de Exercícios Anteriores

Guttemberg Luiz dos Santos Porto

Guttemberg Luiz dos Santos Porto

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 26 abril 2019 | 11:24

Bom dia, sou novo aqui no Portal e busquei informações em vários lugares, mas não encontrei a resposta que eu buscava de como realizar e se era possível realizar. Enfim, vamos a situação:

- Com base em levantamentos realizados através de documentos da empresa e feito por mim, cheguei a conclusão que os antigos escritórios que faziam a contabilidade da empresa em que trabalho, fizeram lançamentos errôneos, ou seja, a contabilidade dos Exercícios Anteriores estão errados na questão de Imobilizado. 
- No Exercício de 2014, quando foi trocado de escritório, antes da entregar o balanço, o(a) contador(a) realizou o lançamento de Construção em Andamento para Imóveis (Edifício que estava sendo construído para que a empresa operasse suas atividades, já que até aquele momento a mesma pagava aluguel), porém, no momento da troca de escritório, a Construção ainda estava em andamento e não Concluída;
- Já no exercício de 2015, o novo escritório simplesmente não realizou alguns Fatos ocorridos que agregariam valor na Construção em questão e os poucos lançamentos vinculados a Construção, lançaram como Despesa.

O problema em questão é: como devo lançar esse valor que o antigo escritório simplesmente não realizou e como devo Ajustar os lançamentos realizados como Despesa? 

Outro ponto: segundo o balanço apresentado pelo escritório anterior, o empresa contém um valor razoavelmente alto de Lucro, sendo que, a dois anos atrás a empresa em que trabalho quase entrou em falência e somente recentemente que ela voltou o obter Lucros com a nova administração, o meu questionamento quanto a isso é, como fazer com que esse Lucro se torne real e se é possível? Pois sabemos qual o valor aproximado da situação da empresa com base nos documentos e planilhas que são realizados.

Fico no aguardo para qualquer ajuda e aberto a melhores esclarecimentos. 

Wesley Mateus

Wesley Mateus

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 26 abril 2019 | 23:17

Olá Guttenberg.

Vamos lá, na sua primeira dúvida você quer voltar para a construção em andamento o valor que foi mandado para a despesa. então é;

D - Construção em Andamento
C - Ajustes de Exercícios Anteriores

D - Ajustes de Exercícios Anteriores
C- Despesa 

Assim você irá regularizar sua contabilidade.

Quanto a seu segundo questionamento você quer mexer no lucro, pois acredita que está maior do que deveria, Guttenberg. geralmente as empresas querem ter lucro, esse balanco já foi encerrado e assinado por um profissional, e você quer alterar com base em controle interno, não sei se você já revisou o diário, razão e as demonstrações para identificar de onde vem esse lucro, caso identifique alguma falha você pode altera-lo utilizando o ajuste.

Obs: todas essas alterações deves ser evidenciadas em nota explicativa

"Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida"
Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Sábado | 27 abril 2019 | 12:27

Guttemberg,

Ajustes de exercícios anteriores dizem respeito a correções de erros no registro de fatos que afetam o resultado do período (dos períodos anteriores ao da correção). De acordo com essa premissa, o exemplo dado pelo colega Wesley só está correto caso a entidade esteja confessando que adquiriu ativos com o dinheiro que não ingressou na entidade e isso é significa assumir que houve omissão de receitas. Se fosse uma simples falta de lançamento você teria condições de verificar que há erro de igual valor na conta Caxa/Bancos ou Fornecedores. Portanto, fique atento: se o lançamento proposto for feito, a entidade deverá recolher os tributos sonegados e registrá-los também na conta de ajustes de anos anteriores, exceto os juros no corrente ano. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.