Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 99

LUCRO REAL SEM CONTABILIDADE ENTREGA DE ECD?

Batista

Batista

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 30 abril 2019 | 08:11

Bom dia!

Assumimos a contabilidade de uma empresa Lucro Real de 01/11/2018, esta empresa teve muitos problemas com seus antigos escritórios e não tinha uma contabilidade do restante do período de 2018, sendo assim foi feito uma reunião e resolvido que a empresa começaria a contabilidade do zero fazendo um balanço de abertura, uma vez que ela não tinha contabilidade daquele período. Nós não conseguimos quase nenhum documento contábil referente aos períodos anteriores, nenhum livro diário ou razão, e nem últimas ECD e ECF entregues. Fizemos então o Balanço de abertura e prosseguimos a contabilidade a partir desta Data. Gostaria de saber como fica para questão de entregar ECD e ECF do período de 2018, uma vez que temos a contabilidade apenas a partir do mês de novembro, e se foi certo fazer o balanço de abertura.

Desde já, obrigado!

Jose Carlos Barbosa Pereira

Jose Carlos Barbosa Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 30 abril 2019 | 09:49

Bom dia 

Batista, sobre o balanço de abertura creio que se não tinha o que fazer, mas sobre a ECD e ECF a unica forma é gerando como situação especial para contemplar estes periodo que não é o ano cheio! Fazendo como uma situação especial ele vai aceitar, nao é o correto mas o que fazer neste caso, o que seria mais correto era pegar toda a documentacao da empresa e digitar ao menos o ano todo!

Atenciosamente

José Carlos Barbosa Pereira
CRC-RS 09458

Consultor em SPED

Email:
[email protected]
Whats (55) 999229619
Patricia Favoretto

Patricia Favoretto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 30 abril 2019 | 14:09

Boa tarde.

Concordo com o colega Edmar.  Neste caso , cabe o arbitramento do lucro.

Quanto à ECD e ECF anteriores, caso você tenha procuração eletrônica da empresa, você consegue ver no programa ReceitanetBx se houve entrega destes arquivos em anos anteriores. Consegue, inclusive, baixar os arquivos entregues.

Isto é importante, pois o ECD tem numeração , ou seja, para você entregar o livro deste ano tem que saber o número do livro anterior entregue para dar sequência.

att

Patricia Favoretto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.