Antonio Carlos Santos Ramos
Prata DIVISÃO 1 , Coordenador(a) ContabiliddeCaros colegas, bom dia!
Tendo lido sobre a aplicação do IFRS 16 e tenho percebido que ainda paira muitas dúvidas sobre o mesmo, inclusive, eu faço parte do grupo com muitas dúvidas.
A minha empresa possui diversos imóveis alugados, mas vamos utilizar somente o da sede como exemplo.
O valor da locação é de R$ 6.000,00 e o contrato terá o seu término em dezembro de 2023.
A contabilização seria:
débito R$ 330.000 ( 6.000 x 55 meses ) - lançado no patrimônio, em um grupo denominado locações
crédito R$ 42.000 ( 6.000 x 07 meses ) - lançado no passivo circulante, em conta de aluguéis de imóveis
crédito R$ 288.000 ( 6.000 x 48 meses ) - lançado no passivo não circulante, em conta de aluguéis de imóveis
Dúvidas:
qual seria a taxa a ser utilizada para trazer esse aluguel a valor presente?
o meu entendimento, se estiver errado, por favor, me orientem. A taxa seria a mesma que a empresa conseguiria para obter um empréstimo financeiro no mercado. Estou correto no meu entendimento?
todo mês de janeiro, esse contrato será reajuste pelo IGP-M. Como será feita a contabilização desse reajuste? Ele será trazido também a valor presente?
será necessário fazer um controle a parte para atender a parte fiscal - do mesmo tipo do RTT, excluo a depreciação e adiciono o valor pago mensalmente?
Agradeço antecipadamente a colaboração de todos.