Olá Grande Walter.
Me chamo Enzo Machado, sou contador na cidade de Aracaju/SE e tenho 25 anos de idade. Olhando sobre sua pergunta tenho conhecimento dos procedimentos do ISO quase todo, por que já passei parcial por uma auditoria que durou somente 2 (dois) anos para a qualificação de uma empresa.
Mas respondendo, seu cliente contratou uma empresa para implataçaõ do iso né que legal, isso percebe que a empresa tem capacidade técnica e operacional para cumprir os requisistos da ISO 9001 pelo menos. Mas que fiquei abismado é a tal empresa emitir somente recibo, creio isso muito estranho, pois essas empresas que dar esse certificado são tão rigorosas que acredito que não tem somente recibo.
No entanto, na contabilidade de seu cliente ele realmente pode fazer as duas coisas a depender do entendimento do mesmo. Podemos enteder que a contratação possa ser um investimento a longo prazo para arrecadação de futuras receitas. Mas quando estudamos na faculdade vimos que DESPESAS é ( tudo aquilo que tem intuito de gerar receita ). Portanto podemos também considerar esse recibo como despesas embasado nessa teória contábil.