x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 105

Venda das quotas para o outro sócio

Rodrigo de Souza Sass

Rodrigo de Souza Sass

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 20 maio 2019 | 11:07

Olá caros colegas, espero pela ajuda de vocês para solucionar essa questão:
Duas holdings tem as quotas de uma empresa investida no total de R$ 1.520.000,00 sendo 50% para cada uma. Uma delas resolve vender a sua parte pelo valor de R$ 760.000,00. No caso foi feito o lançamento contábil creditando 760.000 da conta investimento contra banco. Correto? Porem há uma diferença a mais nessa conta investimento que totaliza R$ 1.443.549,55. A minha duvida é pra onde vai essa diferença do ativo investimento? Detalhe: essa empresa veio de outro escritório e por isso não sei o que foi lançado nessa conta. Se alguém puder me ajudar esclarecer essa duvida ficarei muito grato.

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 20 maio 2019 | 11:14

Rodrigo,

Venda de quotas requer a apuração e ganho ou perda de capital pelo confronto entre: (a) o valor contábil do investimento, que deve estar ajustado pelo registro de equivalência patrimonial de anos anteriores e do próprio período; e, (c) valor de venda. Provavelmente essa diferença é uma perda de capital. É necessário investigar com, profundidade porquanto isto pode gerar "distribuição disfarçada de lucros". 

Rodrigo de Souza Sass

Rodrigo de Souza Sass

há 6 anos Terça-Feira | 28 maio 2019 | 13:53

Olá Edmar, estive pesquisando e verificando o lançamento na conta de investimento e pelo que eu entendi, esse valor adicional que eu me referi, tem a ver com a equivalência patrimonial referente aos ganhos dos períodos anteriores. Porem agora as quotas dessas participação foi vendida pelo mesmo valor da aquisição mencionado na mensagem anterior (760.000). Só preciso saber pra onde vai a diferença (683.549,55) agora?
Por favor, quem puder me ajudar. Falta essa questão pra eu finalizar e entregar a ECD.
Obrigado desde já pela atenção.

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 28 maio 2019 | 15:18

Rodrigo. Se vendeu, como eu disse, tem que apurar o ganho ou perda de capital.
D: Caixa/Bancos
C: Ganho ou Perda de Capital (resultado) pelo valor recebido.

D: Investimento
C: Ganho ou Perda de capital...... pelo valor contábil do investimento alienado. 

Rodrigo de Souza Sass

Rodrigo de Souza Sass

há 6 anos Quarta-Feira | 29 maio 2019 | 20:15

A venda foi realizada pelo mesmo valor da compra. Não houve ganho nem perda, porem a diferença, que eu acredito ser referente a equivalência patrimonial, eu lanço em receitas ou despesas da equivalência, ou em outra conta. Não sei, só sei que estou bastante confuso e parece que nunca vou chegar a uma conclusão.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade