x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.180

Reconhecimento de despesas e Faturamento MEI/UBER

Karoline Conceição Maciel

Karoline Conceição Maciel

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 4 anos Segunda-Feira | 20 maio 2019 | 13:11

Tenho uma duvida quanto ao MEI no que tange a reconhecimento de despesas e Registro de Faturamento.
Motoristas de Aplicativo que se enquadrou como MEI, na declaração ANUAL, pode-se colocar somente os valores que entrou na conta Jurídica, ou o ganho tem que ser registrado de acordo com o Resumo Semanal, disponibilizado diretamente pelo o aplicativo da Uber?
Na lei diz que a partir do mês de janeiro do ano seguinte, passa a recolher os impostos pelo sistema Supersimples como microempresa , com percentuais iniciais de 4%, 4,5% ou 6%  "se o faturamento anual for maior que R$ 81 mil, porém não ultrapassar R$ 97,2 mil (menor que 20% de R$ 81 mil), o empreendedor deverá recolher os DAS na condição de MEI até o mês de dezembro e recolher um DAS complementar..." 
"....Se o faturamento for superior a R$ 97,2 mil (maior que 20% de R$ 81 mil), e inferior ao limite de opção/permanência no Simples Nacional (R$ 4,8 milhões), o MEI passa à condição de Microempresa..."
Reli várias vezes a diferença de um pro outro, então quer dizer  se por exemplo o MEI faturar 90 mil, a partir do outro ano ele já passa a recolher os impostos como microempresa? Mais não se torna ME ? 

Sobre as despesas
Entendo que pode ser deduzido os gastos com combustíveis, manutenção do veículo, seguro, IPVA e licenciamento, desde que tenha nota fiscal.
No caso do carro estar no CPF (financiado), mesmo assim pode ser deduzido seguro, Ipva e Licenciamento?
Se sim, parcelas de financiamento também poderá ser deduzida? 

Gastos com plano de celular, também é dedutível e deverá ser migrado para o CNPJ ou pode manter o plano no CPF?
 
Custos c/ Conveniências como (alimentação, água...) mesmo que não tenha nota fiscal entra como despesa? 


Obrigado!

Tatiani Fernandes

Tatiani Fernandes

Prata DIVISÃO 2, Assistente
há 4 anos Quinta-Feira | 25 julho 2019 | 22:37

Boa noite Karoline, conseguiu esclarecer suas dúvidas de alguma forma? Uma pena ainda não terem respondido, pois também tenho dúvidas sobre as despesas. Vamos aguardar algum colega.
Ou caso você tenha resolvido e puder me dar uma luz agradeço. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.