x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 397

Distribuição de Lucros não contabilizados - Ajuda por Favor!

DANIELE DE AZEVEDO

Daniele de Azevedo

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 23 maio 2019 | 14:07

Ola!

A empresa X desde a sua criação ate o ano de 2017 era do regime do simples nacional e os resultados dos exercícios sempre com lucro. Esses distribuídos para os sócios sendo que não eram contabilizados. No ano de 2018 eles mudaram a atividade da empresa e o resultado do exercício foi prejuízo.  No ano de 2019 a empresa teve alteração de regime para o lucro real. Como devo proceder pois devido a falta de distribuição na contabilidade estou com as seguintes situações:
1º Saldo de Caixa/ Banco. Irreal pois se encontra com valor elevado devido a falta de distribuição de lucro.
2º saldo na conta reserva de lucros (acumulado de todos os anos).
3º Ano de 2018 prejuízo de exercício.
4º Empresa com encerramento de exercício em 2018.
5º Posso fazer a distribuição agora dentro do novo regime e quais as suas implicações?
6º Devo fazer ajuste de exercício.

Se puderem dispor do conhecimento de vocês sobre a forma de contabilizar esse problema agradeço profundamente.

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 23 maio 2019 | 15:31

A empresa X desde a sua criação ate o ano de 2017 era do regime do simples nacional e os resultados dos exercícios sempre com lucro. Esses distribuídos para os sócios sendo que não eram contabilizados

Estes lucros distribuídos foram informados na DIRF  e incluídos nas declarações das pessoas físicas dos sócios? Também foram feitas as DEFIS anuais informando o lucro distribuído?

Se foram, os lançamentos contábeis podem ser feitos agora eliminando o valor do lucro acumulado e baixando a conta banco.
Se não foram, é preciso fazer as retificações ainda não prescritas.

No ano de 2018 eles mudaram a atividade da empresa e o resultado do exercício foi prejuízo. 
Vai ficar na conta prejuízo acumulado e não poderá ser compensado com o apurado no lucro real.

No ano de 2019 a empresa teve alteração de regime para o lucro real. Como devo proceder pois devido a falta de distribuição na contabilidade estou com as seguintes situações:
1
º Saldo de Caixa/ Banco. Irreal pois se encontra com valor elevado devido a falta de distribuição de lucro.
2º saldo na conta reserva de lucros (acumulado de todos os anos).
3º Ano de 2018 prejuízo de exercício

R- Ver acima.
.
4º Empresa com encerramento de exercício em 2018.
º Posso fazer a distribuição agora dentro do novo regime e quais as suas implicações?

Veja, os lucros acumulados em qualquer regime depois da tributação são distribuídos livres de imposto de renda na fonte. O problema é eles terem recebido e constar em seu patrimônio e não ter sido informado a origem. Se o valor foi pequeno pode ter sido absorvido pelas demais operações. Pode dar malha fina se a Receita considerar um acréscimo patrimonial sem origem.



6º Devo fazer ajuste de exercício.
Ver acima.



DANIELE DE AZEVEDO

Daniele de Azevedo

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 27 maio 2019 | 11:14

Obrigada  Salvador por ter disponibilizado seu tempo a mi ajudar. 
Os lucros e distribuições foram informados nas devidas declarações dos seus respectivos anos. Então em relação a implicação de distribuição esse ano posso ficar tranquila já que a origem foi informada?
CITAÇÃOMARCATEXTO[BBCODE]Obrigada  Salvador por ter disponibilizado seu tempo a mi ajudar. 
Os lucros e distribuições foram informados nas devidas declarações dos seus respectivos anos. Então em relação a implicação de distribuição esse ano posso ficar tranquila já que a origem foi informada?

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 27 maio 2019 | 21:28

s lucros e distribuições foram informados nas devidas declarações dos seus respectivos anos. Então em relação a implicação de distribuição esse ano posso ficar tranquila já que a origem foi informada?

R- Certo.




O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.