x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 2.962

Contabilização de Imobilizado em Andamento

Vanessa

Vanessa

Bronze DIVISÃO 3, Analista
há 4 anos Segunda-Feira | 27 maio 2019 | 19:33

Boa noite.

Estou com uma dúvida em relação a uma conta nova que peguei aqui na empresa.

O cliente está reformando a loja, então algumas compras que ele faz dessa nova loja recebemos o comprovante de pagamento e nota fiscal e contabilizamos em "Imobilizado em andamento" porque a loja ainda não está ativa.

Entretanto, existe um pagamento que o cliente fez em 2 vezes, ele adiantou 20% na primeira parcela e 80% na 2º parcela e não tem nota fiscal. Como eu peguei a conta agora fiquei pensando como eu iria contabilizar esses 80%  estava olhando os lançamentos anteriores e vi que os 20% no passado foi contabilizado em Adiantamento de fornecedores mas acho que está errado. Poderiam me ajudar nessa questão?

Como ficaria a contabilização da compra desde o 1º pagamento? 

Muito obrigada,


CLAUDINEI DE OLIVEIRA

Claudinei de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Sócio(a) Proprietário
há 4 anos Segunda-Feira | 27 maio 2019 | 20:18

Boa noite
Na minha opinião, o lançamento está correto.
A conta Adiantamento a Fornecedores é conta transitória.
Não acho correto contabilizar no Ativo Imobilizado um valor sem documento hábil final.
Contudo essa é uma questão de critério...
Eu utilizo esse procedimento...
 

CLAUDINEI DE OLIVEIRA

Claudinei de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Sócio(a) Proprietário
há 4 anos Terça-Feira | 28 maio 2019 | 11:12

Eu entendo que como ainda vc não recebeu o produto, e esse valor é um adiantamento, o correto seria usar a conta de Adiantamento a Fornecedores.
Para fins de informação contábil:
Imobilizado - Imobilização em Andamento - É um BEM;
Adiantamento a fornecedores - É um DIREITO.
Acredito que a geração muda, conforme o critério utilizado.
Quando na entrega do produto o serviço, independentemente do pagamento, ai sim você contabiliza como Imobilizado em Andamento.
Contudo a decisão é sua...
Um grande abraço

vagner ribeiro

Vagner Ribeiro

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 28 maio 2019 | 11:19

Bom dia.

A contabilização deve ser primeiramente em adto a fornecedores e quando da emissão do documento fiscal deve ser lançado em imobilizado em andamento contra a conta de adto a fornecedores.

Vagner Ribeiro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.