x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 514

Escrituração no GISS online

Mitsuru Shimizu

Mitsuru Shimizu

Iniciante DIVISÃO 4 , Administrador(a) Banco de Dados
há 6 anos Quinta-Feira | 30 maio 2019 | 10:12

Olá,

Tenho uma empresa de TI (Simples Nacional), e uso uma contabilidade online há um ano. 

Agora em maio ela vem me pedir uma nota fiscal que emitiram contra meu CNPJ em abril do ano passado  para fazer escrituração no GISS online.

1) A contabilidade não deveria fazer mês a mês isso? Ou é ok fazer a escrituração de abril do ano passado só agora?

2)  Segundo a minha contabilidade (a qual eu não confio mais), 
o GISS de alguma forma detecta que alguém emitiu uma nota contra minha empresa naquele mês e exige a escrituração correspondente.  É verdade isso?

3) E se realmente tal nota foi emitida e eu não localizá-la? O que eu posso fazer a respeito? 

Obrigado!

ROSIMARA  AZEVEDO

Rosimara Azevedo

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 30 maio 2019 | 12:04

Boa Tarde,
O sistema GISSONLINE consegue identificar notas que foram emitidas para o seu CNPJ (dentro do seu município ), o certo é todo mês ao encerrar o tomador verificar o aviso importante (nele mostra as pendencias - notas e períodos SEM ESCRITURAÇÃO/ENCERRAR).
Pode acontecer da empresa (PRESTADOR ) ter emitido a nota agora (E RETROAGIU A COMPETÊNCIA ) pode acontecer de antes o sistema não ter mostrado ou simplesmente eles não viram.

Mas focando na solução, o certo é solicitar uma segunda via a empresa que emitiu a nota de serviço. Caso a sua contabilidade não consiga visualizar a nota no sistema.

Espero ter ajudado um pouco.

Mitsuru Shimizu

Mitsuru Shimizu

Iniciante DIVISÃO 4 , Administrador(a) Banco de Dados
há 6 anos Sábado | 1 junho 2019 | 11:27

Obrigado, Rosimara. 

E o que aconteceria, hipoteticamente, se alguma empresa qualquer emitisse uma nota contra meu CNPJ sem meu conhecimento? (e sem prestação efetiva de serviços)? 

Como eu conseguiria tal nota? Eu sei que pelo site da fazenda consegue-se notas de até 3 meses, mas e se for antes?

E eu ficaria obrigado a declarar algo no GISS de um serviço que nunca aconteceu?

Abs

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade