x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 13

acessos 46.450

Estoque / uso e consumo

Ana Lúcia

Ana Lúcia

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 29 dezembro 2009 | 16:39

Uma empresa oferece cursos de cabelereiro e manicure e compra produtos para utilização dos alunos nestes cursos, como por exemplo, shampoo, condicionador, esmalte, apostilas. Mas eles tbém vendem um pouco desta mercadoria p/ os alunos. O volume de vendas é bem menor do que o volume dos produtos utilizados no curso. Como esta empresa deverá proceder com seu estoque? qual a melhor maneira de controlar este estoque e como separar no plano de contas as mercadorias para revenda e as de uso?

Michele Barbosa Silva

Michele Barbosa Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 29 dezembro 2009 | 16:55

Primeiro, a empresa tem a finalidade da revenda ou é só prestação de serviço? Se tiver, deverá separar e enviar um relatorio para a contabilidade do que foi comprado para revenda e o que foi comprado para uso para a contabilidade escriturar fiscal/contabil corretamente. O contador nao adivinha sozinho né?! Eles vao precisar criar uma planilha de controle do que é comprado para revenda e uso.

No plano de contas basta você colocar: 1 Ativo Circulante - 1.1 Estoque - 1.1.1 Mercadorias para revenda - 1.1.2 Almoxarifado (ou material de escritório/aplicação - algo do tipo)

Ana Lúcia

Ana Lúcia

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 29 dezembro 2009 | 17:07

A empresa está com dificuldades em como separar estes produtos, pois eles não sabem quando vão vendê-los. A principal finalidade das compras destes produtos é para uso no curso. Como faço p/ poder ajudá-los?

Michele Barbosa Silva

Michele Barbosa Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 29 dezembro 2009 | 20:57

Olha, se a empresa possui na relação de objetivo contratual a revenda destes produtos, eles precisam ter uma noção de quanto eles vendem e quanto eles usam. Não dá pra ajudar muito, depende mais deles fazer o controle.

Se no objeto contratual não há a possibilidade de revenda desses produtos, é melhor incluir, pq senao a SEF pode autuar a empresa por isso.

Fabio Roberto Collato

Fabio Roberto Collato

Bronze DIVISÃO 2 , Auditor(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 4 janeiro 2010 | 15:16

Ana,
A questão dos controles é bastante simples, mas depende muito da admisnistração da empresa fornecer aos contadores a informação correta.

Os produtos de revenda deverão ser contabilizados em uma conta de estoque (material de revenda). Em cada final de mês a empresa deverá repassar ao contador a quantidade de produtos vendidos e o preço praticado, para que o mesmo possa dar baixa do estoque e contabilizar os impostos.

Quanto ao material de uso e consumo (para uso dos alunos), a empresa deverá proceder da seguinte maneira:
a) se o valor comprado destes produtos for relavante para a empresa, a mesma deverá contabiliza-los em uma conta de "materiais de almoxarifado" baixando-os no ato da retirada através de requisições de materiais e assim considerando despesa dentro da prorpia competência.
b) se o valor fo imaterial a empresa tem a opção de contabiliza-los diretamente como uso e consumo, tudo dentro do proprio mês da aquisição.

Espero ter podido ajudar..

Marcelo Rocha

Marcelo Rocha

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 09:54

Tenho duvidas na contabilização de estoques quando a materia prima é utilizada na propria empresa (transformou-se em consumo). Sei do estorno dos impostos. Quero salientar que mensalmente transfiro os saldos de estoque para custo, fazendo apenas lctos. de estoque inicial e final.

Aguardando comentarios....

MARCO ANTONIO MOREIRA

Marco Antonio Moreira

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 10:01

bom dia Ana!!,..
se a sua pergunta esta focada para fins contabeis e fiscais, voce pode inventariar o estoque , dependendo do volume de recursos movimentado pela emptresa, trimestralmente ou anualmente.
agora se a pergunta é para fins gerencias, quanto maior o critrerio a ser adotado no controle maior sera a segurança em relação aos mesmo, vc pode controlar mensalmente atraves de fichas demosntrando as entradas e saidas, e o tempo medio para compras, ajudei vc??

CONTMORE - Gestao de Negocios
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 23 junho 2010 | 13:10

Boa tarde, Marcelo Rocha

Tenho duvidas na contabilização de estoques quando a materia prima é utilizada na propria empresa (transformou-se em consumo). Sei do estorno dos impostos.

Como você já conhece os procedimentos de estorno de impostos, analisando o fato de transformação de matéria prima em produtos de consumo interno, sugiro os seguintes lançamentos (sem considerar eventuais tributos a recuperar)

1 - Na aquisição da MP:
D) Estoque de MP
C) Caixa/Bancos/Fornecedores

2 - Na transformção em despesas de consumo interno:
D) Materiais de Consumo Interno
C) Estoque de MP

Quero salientar que mensalmente transfiro os saldos de estoque para custo, fazendo apenas lctos. de estoque inicial e final.

Tal situação merece observação especial, pois de acordo com as boas práticas contábeis deve ser reconhecido como custo somente o material efetivamente aplicado na fabricação. Se deliberadamente ao fim de todos os meses o total do valor de estoque for transferido diretamente para os Custos de Fabricação, ocorrerá que o ativo será minorizado indevidamente contra uma despesa que não incorreu.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Elizandra Castro

Elizandra Castro

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 25 julho 2011 | 08:27

Prof. Ricardo, eu também Tenho duvidas na contabilização de estoques quando a o material é utilizada na propria empresa (transformou-se em consumo). Faço a contabilidade de uma empresa (supermercado) Lucro Real, que usa parte do estoque para consumo na propria loja, com um valor elevado, pois o açougue requer uma limpeza assidua. Como transfiro os saldos de estoque para custo, fazendo apenas lctos? como faço com os impostos?

Josiane Schneider

Josiane Schneider

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 16:53

Fiquei com dúvida ainda na seguinte questão:
Uma empresa que o foco é limpeza e conservação, compra-se material de limpeza em geral, EPIs e periodicamente é feito uma quantidade de uniformes. Posso lançar tudo numa conta de estoque - material de consumo ou é melhor lançar como material de almoxarifado?

mara cristina da costa gondim

Mara Cristina da Costa Gondim

Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 14:38

Ricardo C Gimenez,

Gostei da dua resposta para o Marcelo Rocha
Quando uma empresa compra material para uso e consumo (copos, papel higienico, detergente, gasolina e etc), no fiscal eu lanço no 1407 (compra de material para uso e consumo), e pro contabil em qual conta eu vou creditar e qual debitar? como ficará esses lançamentos pra contabilidade?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade