x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 6.467

Registro Contábil de Recibos de Despesas com serviço de limpeza

Adalberto Urbano

Adalberto Urbano

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 5 junho 2019 | 13:20

Olá,
Estou com uma situação onde a empresa que atendo está insistindo que os recibos de pagamentos feitos por Computador ou Impressos são idôneos para registro contábil, porém verifiquei em diversos artigos que muitas vezes não poderão ser considerados idôneos. No caso em que estou analisando exite uma despesa em que a empresa locou um espaço em uma feira de exposição e que está pagou o valor do aluguel dos Stands através de contrato, porém a mesma empresa vendeu um serviço de limpeza fixa em que o valor fora pago fora do contrato e a prestadora (PJ) emitiu um recibo  comum para comprovar o pagamento.
Minha pergunta é se exigimos da empresa prestadora do serviço de limpeza uma NFS-e ou o recibo serve para registros fiscais e contábeis.
No aguardo.

Obrigado.

Adalberto Urbano.
CRC-Pr 053407-O
RICARDO ROMERA

Ricardo Romera

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 5 junho 2019 | 14:15

Boa tarde, Adalberto! Deve-se lançar sim, porque é um fato contábil. No caso que você citou, podem ocorrer complicações fiscais e jurídicas, mas contábil, não. Pelo contrário, a contabilidade ficará idônea, retratando a realidade da empresa, que é o objetivo da contabilidade.

A legislação fiscal exige a emissão de documento fiscal, com o devido recolhimento dos impostos, por isso citei que podem ocorrer complicações fiscais. E jurídicas, por causa do contrato por fora.

Irei deixar, em seguida, o link com um tópico do próprio fórum que trata do assunto com mais detalhes: https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/22526/recibo-pode-ser-contabilizado/

Um abraço!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade