x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 5.576

Demonstrativo de resultados - Como contabilizar descontos concedidos?

Hansel

Hansel

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Sistemas
há 4 anos Quinta-Feira | 6 junho 2019 | 10:57

Bom dia,

Estou com dúvida sobre como lançar os descontos concedidos no demonstrativo de resultados.

Por exemplo:
Fiz uma venda de R$ 100,00, mas foi dado um desconto de 10%, portanto o valor recebido foi de R$ 90,00.

DRE (valores totalmente fictícios):

Receita operacional: R$ 90,00
(-) Custos variáveis: R$ 20,00
(-) Despesas variáveis: R$ 30,00
(=) Margem de contribuição: R$ 40,00
(-) Custos fixos = R$ 0,00
(-) Despesas fixas = R$ 0,00
(=) Resultado operacional = R$ 40,00
(+) Receitas financeiras = R$ 0,00
(-) Despesas financeiras = R$ 10,00
*Descontos concedidos = R$ 10,00
(=) Resultado líquido = R$ 30,00

Não estou vendo sentido nesses valores, porque meu resultado líquido de fato foi de R$ 40,00, uma vez que o desconto concedido já havia sido descontado na receita operacional, correto?

Alguém pode me dar uma breve explicação de qual seria a forma correta de contabilizar?

MAYCON VICTOR ALVES SILVA

Maycon Victor Alves Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 25 junho 2019 | 07:56

Bom dia, 

Na minha opinião seria duas formas: 
Primeiro realmente a receita bruta deve ser de 100 independente da forma com que o desconto foi dado. 
1- Se o desconto é incondicional (não depende de nada pra acontecer) ele deve entrar como uma conta redutora da receita operacional de descontos incondicionais . 
2 - Se o desconto é condicional (esta condicionado a pagamento em dia e etc), ele acontecerá após a venda e portante seria uma Despesa financeira, e não afetaria o seu resultado operacional, mais diminuiria de toda forma o seu resultado líquido.  

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.