x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.581

SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO

Fabiana

Fabiana

Bronze DIVISÃO 3, Escriturário(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 6 junho 2019 | 14:24

Prezados,

Li bastante no fórum sobre a SCP que me auxiliou bastante. Só fiquei com uma pequena dúvida diante do caso que tenho: tenho um cliente que
era empresário individual na área da construção civil, não possuía escrituração
e no ano de 2018 fez a transformação desta empresa individual para Ltda, com o
intuito de abrir uma SCP. Porém, no ano de 2017 ele sócio ostensivo e os demais
sócios ocultos, investiram na SCP que ainda não tinha CNPJ aberto determinado
valor de capital (o restante foi sendo investido como pagamentos dos gastos e
despesas). Porém o CNPJ da SCP só saiu no ano de 2018.
Minha dúvida é a seguinte: 
a) Como irei contabilizar esse capital investido por eles na SCP no ano de 2017 se ela nem
era aberta ainda? 
b) Outra questão, como já estavam construindo a obra antes mesmo de abrirem o CNPJ, como
farei para contabilizar os gastos do ano de 2017?
c)  E uma última dúvida, estou fazendo 2 contabilidades, sendo da SCP e da Ostensiva. Como farei esses lançamentos? Nos pagamentos (contabancária da ostensiva), poderei lançar como aporte de capital (D - investimentos (ANC) C- Banco na ostensiva) e na SCP D - Caixa C- Capital social? 
 
Desde já agradeço imensamente a colaboração de todos que puderem me ajudar. E caso seja
ignorância da minha parte, peço desculpas.
 
Obrigada!!!

JOAO VANDERLEI SCARDUELLI

Joao Vanderlei Scarduelli

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 11 junho 2019 | 18:42

a) Entendo que deva contabilizar desde o inicio, independente de ter CNPJ.
b) Os gastos na SCP devem ser contabilizados normalmente desde o início mesmo sem CNPJ.
c) A SCP não tem personalidade jurídica, então contabilizo tudo na Ostensiva, uma só contabilidade, segregando as operações da SCP em contas próprias. Oriento o cliente a abrir um conta corrente na Ostensiva, onde somente haverá movimentação da SCP. 

Joao Vanderlei Scarduelli
contador
RISA Contabilidade
Fabiana

Fabiana

Bronze DIVISÃO 3, Escriturário(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 17 junho 2019 | 15:12

Obrigada João Vanderlei pela resposta e dispor de seu tempo para me ajudar.

Só fiquei com uma dúvida ainda: poderia contabilizar então os gastos do ano de 2017 como construção em andamento?
E ainda, os sócios ocultos não investiram todo o capital de uma única vez, foram investindo aos poucos. Como poderia contabilizar este que ainda falta? 

Mais uma vez muito obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.