x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 101

Substituição de Notas Serie D por cupom fiscal

Daiane Cristina de Medeiros Malta

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 2 semanas Sexta-Feira | 7 junho 2019 | 15:03

Boa tarde!
gostaria de obter orientação referente a um ocorrido. Uma determinada empresa deu defeito na impressora fiscal, emitindo notas fiscais serie D no período em que a impressora estava para concerto. Porém, após o retorno da impressora o suporte do programa fiscal dessa empresa orientou que fosse lançada as notas serie D como cupons fiscais, sendo assim, ela emitiu todas as notas como cupons em um só dia, inutilizando as notas serie D. Isto é correto? Se for correto, as notas Serie D, serão canceladas?
Desde já, antecipo agradecimentos.

Tanara Witt

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 2 semanas Sábado | 8 junho 2019 | 13:32

Olá, boa tarde!
É cupom fiscal é eletrônico ou redução z?
O correto seria fazer um comunicação de problema técnicos junto a receita estadual e ver o procedimento correto nesses casos. Você fez?
Pois uma vez a empresa obrigada a emissão de cupom fiscal, não poderá emitir notas no modelo D1.
Mas se a impressora ECF estava com problemas e foi optado por utilizar as notas D1, para comprovar as vendas, eu faria como o sistema te orientou. Cancelaria o modelo D1 e emitiria em cupom fiscal mesmo sendo emitido tudo no mesmo dia. Afinal como não terá como fazer essas notas retroativo, acredito que não daria problema, pois não está deixando de informar sua receita, pior seria se você não informasse teu faturamento.

Se não me engano, existe orientação, pelo menos aqui no sefaz/rs que explica sobre o que fazer quando ocorre problemas técnicos com a impressora ECF, justamente para esses tipos de situações que aconteceu com você. Só uma sugestão, caso venha acontecer novamente.

Daiane Cristina de Medeiros Malta

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 2 semanas Sábado | 8 junho 2019 | 14:23


Boa tarde Taynara! 
Então,  é redução Z.  Foi feito o comunicado da intervenção na impressora fiscal  foi feito todo o procedimento de comunicação.  Mas o correto não é lançar as notas de série D no sistema, considerando a numeração da nota fiscal, em vez de gerar uma novaga venda? Diante dessa situação,  as notas fiscais, de modelo D,   serão canceladas? Em uma fiscalização,  não ficará como as notas emitidas, estão sonegados?  

Tanara Witt

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 1 semana Quarta-Feira | 12 junho 2019 | 17:00

Olá, boa tarde!
Na verdade você não vai omitir os valores das notas D1, não será uma sonegação, só o que vai fazer é informar os valores do faturamento no cupom.
Mas o bom seria você mandar uma pergunta no plantão fiscal virtual do sefaz, eles lhe orientam certinho, para não ter problema futuramente.

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL

cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.