x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 4.620

Contabilizar compra de gado para abate (duvida sobre Imp. Renda)

Luciano Silva de Almeida

Luciano Silva de Almeida

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 11 junho 2019 | 08:15

Bom dia pessoal. 
Tudo bom.

Trabalho há algum tempo em um escritório de produtor rural (gado de corte para abate) e recentemente estão me passando a função de fazer a contabilidade deles. A contabilidade deles no geral é bem simples, tenho um bom conhecimento de contabilidade que vi na faculdade de administração.
Recentemente esbarrei em uma dúvida que não estou conseguindo encontrar uma solução contábil dentro do mês de movimento:

Como contabilizar a compra de gado para abate, levando em conta que pode ser lançado como despesa para apuração do Imposto de Renda? ?

No meu raciocínio você faria o seguinte lançamento:
Credita conta Bancos/Caixa (Ativo) = Saída do dinheiro (pagamento a vista)
Debita conta Estoque (Ativo) = Entrada dos animais

Só que nesse movimento o custo dessa compra não esta constando como despesa pela aquisição dentro do mês.

Alguma idéia de como fazer esse tipo de movimentação contábil?? ou não é possível fazer dentro do mês, teria que fazer um ajuste geral no final do ano do Estoque ou um relatório separado apenas pro I.R.??

Agradeço muito a quem puder me dar uma ajuda.

Abraço a todos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.