x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.512

mudança simples p/ lucro real

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 1 janeiro 2010 | 11:44

Bom dia Fabricio,

Considerando que não possa permanecer na sistemática do Simples Nacional, suponho que você já tenha elaborado estudo tributário no sentido de determinar o regime tributário (Real ou Presumido) menos oneroso para a referida empresa, .

As primeiras providências a serem tomadas devem se ater (principalmente) à conferência dos estoques.

Na tributação pelo Lucro Real o PIS e a COFINS obedecem as regras de não cumulatividade e é importante que se tenha completo controle dos estoques para determinação dos créditos (a razão de 1/12 avos mensais) a alíquotas de 0,65% e 3,00% respectiva e diferentemente das aplicadas para os débitos e créditos normais.

Considere que a partir de então o IRPJ e a CSLL incidirão sobre o lucro real que nada mais é do que o lucro contábil ajustado pelas adições, exclusões e compensação.

Vale dizer que os controles contábeis (cópias de cheques, duplicatas a pagar e receber, estoques etc., devem ser bem mais rigorosos e precisos, pois de maneira geral afetam o resultado.

O INSS fará parte de seus custos em percentuais bem mais significativos. O ICMS será calculado no regime de não cumulatividade.

Você estará obrigado ao Sped Contábil (ECD) e ao e-Lalur, cujas multas pelo atraso são bastante "salgadas".

Atente ainda para obrigações acessórias e declarações. As empresas tributadas pelo Lucro Real estão obrigadas a entrega do DACON, DCTF, DIPJ e outras obrigações que não são exigidas no Simples Nacional.

De qualquer maneira e para quaisquer eventualidades, terá a seu dispor centenas de pessoas que frequentam o Fórum Contábeis e não exitarão em ajudá-lo.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 1 janeiro 2010 | 12:08

Bom dia Fabricio,

Não mencionei o "detalhe" por imaginar que já o tivesse feito.

Você tem até o dia 31/01/10 para solicitar a referida exclusão, entretanto, faça isto logo nos primeiros dias.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade