x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 4.592

Honorários - Escrituração Contábil

Eduardo Alves Maia Neto

Eduardo Alves Maia Neto

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 2 janeiro 2010 | 20:17

Olá amigos,

Tenho uma questão que gostaria de discutir com vocês.

Preciso fazer uma proposta de prestação de serviços a um escritório de contabilidade, o serviço em questão é a escrituração contábil de uma construtora e que fatura cerca de 7 milhões/ano, com uns 7 centros de custo. Tenho que fazer a contabilidade desta empresa de todo o exercício 2009. O total de lançamentos contábeis chega perto de 16.000 e ainda preciso fazer a Escrituração Contábil Digital - ECD. Pois a empresa é optante pelo lucro real.
A minha dúvida é, quanto eu posso cobrar por este serviço?

Já andei olhando umas planilhas de honorários contábeis, alguém pode me ajudar?

Eduardo Maia

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sábado | 2 janeiro 2010 | 21:06

Boa noite Eduardo,

... não subestime seus honorários. Trate de orçar (e cobrar) um valor coerente, baseado no montante de serviços que o cliente demandará. Empresas que optam pelo lucro real, por exemplo, exigem muito mais atenção, cuidados (conciliação, SPED Contábil, etc.) do que outra que opta pelo lucro presumido. Uma empresa que tenha 1.000 notas fiscais a escriturar no mês deverá ter um custo de apuração do ICMS/IPI/ISS mais elevado do que outra que tem apenas 5 notas no mês, etc.

Este e outros conselhos são acertadamente dados, na matéria intitulada "Fixação de Honorários Contábeis" publicada pelo Portal de Contabilidade, que traz um Modelo de Planilha de Honorários Contábeis bastante útil e justa, cujo uso é altamente recomendável.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade