x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 55

Carmen Lucia Cardoso Stefani

Carmen Lucia Cardoso Stefani

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 18 junho 2019 | 19:51

Boa noite colegas, fui procurada por uma senhora para fazer a declaração IRPF2019 de sua mãe em atraso . Essa senhora tem duas fontes de renda uma de aposentada do INSS e outra de pensão; pois bem nos dois comprovantes de endereço veio imposto de renda retido na fonte.  Mas durante o ano de 2018 ela teve uma doença grave . Mas o laudo pericial IR, só foi liberado pelo perito do INSS em 28/11/2018 com validade até 28/11/2020 onde conta que é o parecer é favorável para isenção do IR, que essa doença foi obtida a partir de 01/07/2017.
A minha duvida é referente ao ano de 2017 terá que ser feito uma declaração retificadora? sendo que a mesma pagou imposto de renda. , Mas o comprovante de das fontes pagadoras não veio com essa isenção. Como proceder? e em 2018  não veio np comprovante de rendimentos a isenção. E a mesma veio a óbito em fevereiro de 2019.

 Como proceder??? Faço a declaração normal das duas fontes de renda ? Coloco já a isenção e depois peço o reembolso dos valores descontados na fonte??  Por favor me ajudem pois é um caso novo para mim.
Att.
Carmen

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.