x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 155

LANCAMENTOS POR CONTIGENCIAS

Marcus Sergio Lacerda

Marcus Sergio Lacerda

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 18 junho 2019 | 20:26

Tenho uma empresa que foi autuada em 2008 pela RFB, e esta sendo julgada pelos tramites legais e jurídicos, a certeza de ganho segundo advogados é de 100%, porém como se esgotaram os recursos administrativos agora vai para esfera comum, fomos obrigados a fazer um parcelamento de parte deste processo para obtenção de CND, só que estes valores que estão sendo discutidos não estão contabilizados, e são valores referente a IRPJ, CSLL, PIS e COFINS que a receita tenta cobrar indevidamente da empresa,  agora preciso fazer os lançamentos do pagamento da parcela do parcelamento, fui orientado a fazer por lançamentos de contingência, alguém ja teve algo neste sentido, como ficaria os lançamentos, e por ser empresa do Lucro Real e estas despesas não terem sido reconhecidas é possível reconhecer como despesas no exercício social em andamento, ou será tudo indedutivel?

No aguardo.

Att.

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 21 junho 2019 | 10:15

Lacerda,

Se houve parcelamento é despesa contra passivo; o contribuinte quando parcela assume a obrigação de pagar e, portanto, deve reconhecer o Passivo. Se, um dia, se confirmar que a empresa tem razão, ela baixará o passivo remanescente para conta de receita e pedirá de volta o pago indevidamente, ativo contra receita. Uma alternativa é lançar para despesa apenas o valor pago, sem reconhecer o Passivo. Antes de decidir, sugiro que amigo peça uma opinião escrita de um consultor se os valores forem significativos. 
Sobre a dedutibilidade é necessário saber qual o tributo: IRPJ e CSLL não podem ser deduzidos.

Marcus Sergio Lacerda

Marcus Sergio Lacerda

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 21 junho 2019 | 18:56

Edmar

Obrigado, realmente os valores sao significativos, devido a multa e juros da época do levantamento, mas com relação a dedutibilidade seria dos juros e multas deste parcelamento que começamos a pagar. Acredito que iriei lançar mensalmente os pagamentos até a conclusão final do processo, mas que pode levar mais uns 10 anos mas estamos tentando na justiça o reconhecimento da defesa e a paralização do parcelamento.

Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.