x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 363

Custo da Mercadoria - Operação de Consignação Mercantil

Daniela R. Machado

Daniela R. Machado

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Negócios
há 4 anos Quarta-Feira | 19 junho 2019 | 14:37

Prezados colegas, boa tarde.

Gostaria da ajuda de vocês, pois, não encontrei nada específico na legislação e nem nas regras contábeis, à respeito da tratativa do custo da mercadoria nas operações de Consignação Mercantil.

Supondo que a minha empresa avalia o estoque a custo médio.

Por exemplo, na ocasião de uma Remessa em Consignação, eu passo a controlar a mercadoria no Estoque em poder de terceiros. Se eu fizer em um segundo momento, mais uma remessa do mesmo item para o mesmo Cliente, porém, supondo que o custo da mercadoria seja diferente na segunda ocasião, o custo do estoque do terceiro será ajustado para o custo médio.

No momento que eu for realizar a Venda em consignação, qual o custo da mercadoria vendida?

1 - O custo médio atual do estoque do terceiro
2 - O custo médio atual do estoque próprio
3 - O custo do médio item na ocasião da Remessa em consignação

Aproveitando o ensejo, eu posso ter dentro da empresa um mesmo item com custos diferentes, sendo que parte do item esteja no estoque próprio, e outra parte esteja em poder de terceiros?

Desde já agradeço a colaboração!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.