x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 218

Despesas Não Contabilizadas - Dedutibilidade do IRPJ

Vincius

Vincius

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 24 junho 2019 | 11:47

Bom dia a Todos 

Uma empresa do Lucro Real em Janeiro de 2019 Contabilizou os saldos de provisão de férias do ano de 2018 em seu passivo por meio de ajuste de exercícios anteriores pois não havia sido Contabilizado no período correto, tenho duas duvidas quanto a isso.

Referente a Contabilização, ao invés de lançar como ajuste de exercícios anteriores poderia ter sido lançado todo saldo de provisões de 2018 na despesa e colocado no histórico os períodos de referencia?(sei que fere o principio da competência mas o balanço de 2018 já esta encerrado e com ECD entregue.) caso sim essa despesa é dedutível de IRPJ e CSLL em 2019?

Referente ao 1º caso (lançamento em ajuste de exercícios anteriores), essa despesa não contabilizada e ajustada pode ser deduzida(excluída) do Lucro no Lalur para determinação do Lucro Real? Se sim qual legislação vigente sobre o assunto?

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 4 anos Terça-Feira | 25 junho 2019 | 07:51

bom dia !
Como se trata de uma provisão que todo mês é ajustada, eu lançaria o saldo final da provisão em 31/01/2019.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.