Eridion, bom dia.
Para fazer a
contabilidade de uma padaria o inventario pode ser feito trimestralmente? Tenho duvida, pois a maioria dos contabilistas não apropriam os custos no
estoque e sim lançam as compras por exemplo, de trigo, em despesas diretamente no resultado..Obrigado...
Qual o procedimento correto para escrituração?
Duas modalidades de registro de compras para revenda, são utilizadas com frequência na maioria das empresa que exploram atividade de compra e venda, desta feita, vamos abordar um pouco sobre os dois casos, vale lembrar que as contas utilizadas aqui, apenas configuram visualização para entendimento.
Inventário periódico - quando efetuamos as vendas sem um controle paralelo e concomitante do nosso estoque, e portanto, sem controlar o custo das mercadorias vendidas. Quando necessitamos apurar o resultado obtido com a venda das mercadorias(RCM), fazemos um levantamento físico(a famosa contagem) para a avaliação do estoque de mercadorias existente naquela data; e pela diferença entre o total das mercadorias disponíveis para venda durante o período e esse estoque final(apuração extracontabilmente) obtemos o custo das mercadorias vendidas ou simplesmente CMV.
Inventário Permanente - quando controlamos de forma continua o estoque de mercadorias, dando-lhe baixa, em cada venda, pelo custo dessas mercadorias vendidas (CMV). Esse controle permanente é efetuado sobre todas as mercadorias que estiverem a disposição para venda, isto é esse controle é efetuado sobre as mercadorias vendidas (CMV) e sobre as mercadorias que não foram vendidas (estoque final). Pela soma dos custos de todas as vendas, teremos o custo das mercadorias vendidas (CMV) total do período.
No inventário permanente, que será proposto a seguir, pode-se utilizar uma ficha de controle para se conhecer o saldo em estoque. Mas no periódico só é possível obter tal saldo com a averiguação das existências físicas.
Inventário permanente:
Nas medias e grande empresas, principalmente, há uma necessidade de um controle continuo sobre o valor do estoque de mercadorias. Consegue-se isso fazendo com que haja a baixa, em cada venda, do custo da mercadoria vendida.
Assim sendo, a contabilização no sistema de acima indicado, ficará da seguinte maneira.
No aludido sistema, as compras serão registradas diretamente na conta de mercadorias.
Pela compra:
D=estoque(AC)
C=fornecedores/caixa ou bancos(AC)
Porém, na venda, há necessidade de dois lançamentos a saber:
D=clientes/caixa ou bancos(AC)
C=receita de vendas(R)(pelo valor da venda)
E
D = custo das mercadorias vendidas(R)
C=estoque(AC)[Pelo valor do custo da mercadoria vendida]
Partindo desse ponto, a cada venda realizada e respectiva contabilização, tem-se a conta de venda atualizada e a do CMV com seus totais acumulados até a data e a conta de estoques demonstrando os valores exatos.
A T E N Ç Ã O!
NOTA: não ousei tratar dos impostos incidentes ou recuperáveis, a fim de faciltar a compreensão.
Na persistência daqualas dúvidas, retorne.
Sds