x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 68

Empréstimo para constituir empresa.

ROBERIO DA SILVA FERREIRA

Roberio da Silva Ferreira

Iniciante DIVISÃO 1, Proprietário(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 8 julho 2019 | 00:05

Boa noite!
Pessoal, por gentiliza me ajudem a esclarecer algumas dúvidas. Desde já, obrigado.
A situação é a seguinte. Há uns 4 meses atrás eu decidi constituir um CNPJ e posteriormente adquirir uma franquia. A proposta da franqueadora era de entregar a loja pronta pelo valor aproximado de R$90.000,00 (com toda a implantação inclusa, móveis, estrutura, montagem, etc.), assinamos o contrato e começamos a fase de implantação do negócio. De início eu tinha praticamente metade do valor disponível, o restante fiz empréstimo pessoal para complementação. Na abertura da empresa, meu contador orientou-me a constituir uma EIRELI, devido ao valor estar próximo dos 100 salários mínimos exigidos. Durante a obra houveram alguns imprevistos e meu valor final investido ficou em torno de R$95.000,00. Agora vamos às dúvidas:
1- No ato constitutivo meu contador informou integralização de R$100.000,00 em moeda corrente. O valor pago à franqueadora foi feito por mim, como pessoa física (durante a constituição do CNPJ), para adiantar a implantação da loja. Isso é válido como integralização de capital? Como poderei comprovar em caso de uma fiscalização? OBS: tenho todos os comprovantes de transferências bancárias da minha conta PF para a franqueadora e também as notas de despesas extras com a obra.
2- Os empréstimos que eu fiz com pessoa física, há alguma maneira de contabilizar legalmente isso dentro da empresa, ou seja, posso ficar pagando as mensalidades retirando dinheiro do caixa da empresa ou de alguma outra maneira? Lembrando que a empresa é EIRELI. 
3- Os gastos com a abertura da empresa( honorários contábeis e taxas ) podem ser considerados na integralização de capital?

Obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.