x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 133

Baixa ou regularização de débitos

Renata Nunes

Renata Nunes

Iniciante DIVISÃO 3, Encarregado(a) Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 8 julho 2019 | 15:25

Boa tarde.

Estou com um amigo que possui uma empresa prestadora de serviços e esta empresa possui alguns débitos na Receita Federal, o contador dele morreu, e a empresa ficou sem movimentação/faturamento por muitos anos, tbm não houve entrega das obrigações acessórias (declarações), nem nada. Ele está pedindo para que eu ajude ele a regularizar estas pendências  e/ou decretar falência o que for mais viável para ele. Eu nunca trabalhei em escritório de contabilidade. não sei como proceder, gostaria de uma GRANDE ajuda de todos de como devo fazer. Obs Ele recebeu a pouco tempo uma carta da Receita Federal falando q a empresa possui débitos e q seria uma dissolução irregular da PJ pelo fato de não haver pgtos dos impostos nem faturamento desde 2015.
Me ajudem, por favor!!!

Ederson Volnei Fischer

Ederson Volnei Fischer

Prata DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 8 julho 2019 | 16:40

Boa Tarde Renata;

Primeiro passo para planejar uma regularização saber quanto a empresa deve para a União.
Ele pode ir na RFB e solicitar o relatório de débitos ou outorgar procuração eletrônica para seu e-CPF ou e-CNPJ, e você pode consultar via e-cac.
Ressalta-se ainda, que em casos semelhantes ao relatado, dissolução irregular de PJ, já deve haver execução fiscal contra o sócio. Provavelmente a carta que ele recebeu, deve estar informando possíveis execuções.
Att;



Ederson Volnei Fischer
Renata Nunes

Renata Nunes

Iniciante DIVISÃO 3, Encarregado(a) Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 11 julho 2019 | 15:24

Boa tarde, Ederson.

Entramos com o parcelamento da divida, essas dívidas eram em relação a atraso de entrega de declarações. Parcelamento aceito.
Poderia me orientar de como proceder agora? Seria só efetuar o parcelamento e haverá a dissolução da empresa ou é necessário fazer algo para baixar a mesma?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.