x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 148

Declaração MEI

Estudante de Contabilidade Pública

Estudante de Contabilidade Pública

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 9 julho 2019 | 12:56

Emanuela, você faz escrituração? Quanto seu contador cobra pelo trabalho? Vi que é uma possibilidade de diminuir os lucros, o valor tributável considerado pela receita, sem isso a receita só deixa abater as despesas e o lucro presumido. Tem como provar as despesas sem escrituração? Como você fez? Outra coisa, como a receita vai saber que meu lucro, valor tributável foi inferior ao limite para fazer a declaração?

EMANUELA

Emanuela

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Terça-Feira | 9 julho 2019 | 13:55

Boa tarde José Arthur, nós não fazemos a escrituração das despesas, pois o MEI não tem essa obrigatoriedade. Mas ao longo do ano, eles tem despesas como água, luz, aluguel, telefone..que podem ser subtraídas dos rendimentos recebidos. E além do mais, entregar a declaração de imposto de renda é bom pois serve pra comprovar renda pra banco, aquisição de bens e também para "explicar" pra receita o dinheiro recebido em conta corrente. E se além do rendimento do MEI,  a pessoa tem outra fonte de rendimento, declara tudo junto, daí também pode usar as despesas dedutíveis de saúde, educação..
Sugiro guardar essas despesas pra se caso a Receita exigir comprovação.

Att.,
Emanuela Alves 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.