x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 496

Com contabilizar valores provisionados e não descontados na Folha de Pagamento?

Lucas barboza Silva

Lucas Barboza Silva

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 12 julho 2019 | 17:18

Olá nobres colegas. Pesquisei sobre este assunto mas estou na dúvida por não encontrar um exemplo que fosse igual.

Sou contador de uma empresa do Lucro Real e há 5 anos foi pago Adiantamento de Férias para um funcionário da Empresa, a contabilização (de forma sintetizada) foi:

D - Adiantamento de Férias (Ativo Circulante)
C - Banco
....................................................... 3.300,00

Após o pagamento o valor ficou lançado na conta do Ativo até a Folha do mês correspondente as férias para ser descontada descontada. Acontece que, por falha humana, na folha só foi descontado 3.000,00 do funcionário, ficando os 300,00 não descontados em aberto na conta de Adiantamento de Férias.

Logo após as férias, o Funcionário foi dsipensado da empresa e novamente, não foi descontado na rescisão do mesmo. O valor então, consta em aberto até hoje no Balanço patrimonial da Empresa e, como não há mais como recuperar este valor decidi zerar este valor. A questão é:
Qual a forma correta de fazer este zeramento? E qual conta usar?
Pesquisando cheguei em duas possíveis saídas.

1ª lançar como uma Perda de Crédito (Semelhante a perda decorrente de Clientes que não pagam) e jogar como despesa INDEDUTÍVEL.

ou

2ª Fazer um Ajuste de Avaliação Patrimonial (Já que se trata de um Ativo Circulante) lançando contra a conta Ajuste de Avaliação Patrimonial?

Ou caso haja uma 3ª hipótese que seja mais correta  que as outras.

Agradeço aos colegas desde já.

Wesley Mateus

Wesley Mateus

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 12 julho 2019 | 22:23

Boa noite,

Lucas, acredito que o melhor a fazer é reconhecer como despesa com funcionário (despesa com férias ou rescisão), pois como você mencionou não será devolvido e a despesa inicial foi com as férias e também houve a a possibilidade e ser regularizado na rescisão.

"Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.