Thamiris Rodrigues do Nascimento
Iniciante DIVISÃO 2 , Auditor(a)Olá pessoal, tudo bem?
Tenho uma dúvida em relação a depreciação de ativos imobilizados com ganhos por custo atribuido.
Uma empresa aderiu ao deemed cost em 2010, quando efetuaram o seguinte lançamento
D - Ativo Imobilizado (conta específica de custo atribuído - Ativo)
C- Ajuste de Avaliação Patrimonial (conta específica de custo atribuído - PL)
Até ai, ok.
Porém conforme foram passando os anos a depreciação desse custo atribuido no ativo imobilizado foi sendo jogado contra o resultado e agora depois de quase 10 anos o ajuste de avaliação patrimonial segue sem movimentação, ou seja, com o mesmo valor de 2010 quando foi aderido o custo atribuido. Minha dúvida é, essa depreciação deveria ter sido contabilizada contra resultado? No meu entendimento essa depreciação deveria ter sido registrada da seguinte forma:
D - Ajuste de Avaliação Patrimonial (Conta específica - PL)
C - Depreciação Acumulada (Redutora do Ativo Imobilizado)
Sem transito no resultado, porque na ocasião não houve um ganho ou perda, foi simplesmente uma "reavaliação".
O fato é que depois de quase 10 anos o Ajuste de Avaliação Patrimonial segue intacto. Gostaria de saber como é a correta tratativa para essa depreciação e se caso esteja correta a forma de contabilização da empresa (contra resultado), qual o destino desse Ajuste de Avaliação Patrimonial? Seguirá sem movimentação para sempre?
Obrigada colegas.