Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 9.142

Taxa de depreciação de instrumentos musicais

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 17 julho 2019 | 08:47

Prezados, bom dia.

Alguém saberia informar qual a taxa de depreciação de instrumentos musicais? Mais precisamente, de um piano? NCM 92071090.

Tem também duas partes que compõe este piano, uma estante e um pedal, relacionados no NCM 92099400.

Procurei em tudo quanto é lugar e não encontrei. Grato a quem puder ajudar.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 17 julho 2019 | 10:20

Claudinei de Oliveira, bom dia.

Colega, primeiro, agradeço imensamente a sua resposta, pois me deu um grande norte.

Porém, ao tentar procurar a norma mencionada, observei que talvez você tenha se equivocado quando mencionou "do CFC", pois, na verdade, a Orientação Contábil nº 20/2010 é do MPU.

No entanto, a mesma foi revogada no mesmo ano, por meio da Orientação Contábil nº 50/2010, também do MPU, o qual elevou o tempo de vida útil de instrumentos musicais para 20 anos, ou seja, uma taxa de depreciação de 5% a.a.

Contudo, ambas as Orientações Contábeis faziam referência a Resolução CFC nº 1.136/08, e tal resolução foi revogada a partir de 1º/1/2019 pela NBC TSP 07.

Analisando a NBC TSP 07, a mesma não traz taxas de depreciação, somente métodos de avaliação.

De qualquer forma, todas as normas mencionadas são voltadas ao setor público, o que não seria o meu caso.

Ou seja, ainda estou na dúvida de qual é a taxa de depreciação a ser utilizada no setor privado ou se posso usar essa de 5% a.a mencionada pela Orientação Contábil nº 50/2010, porém voltada ao setor público.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.