x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 4.160

Criar conta de Compras a prazo - Plano de contas

Déborah Duarte dos Santos

Déborah Duarte dos Santos

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Escritório
há 15 anos Sexta-Feira | 8 janeiro 2010 | 09:13

Olá Pessoal, bom dia..
Procurei no fórum e não encontrei algum caso parecido com o meu, mas gostaria que me ajudassem, é bem simples mas foge do meu entendimento..
é a seguinte questão:
- Como sub-conta de qual conta eu posso criar "Compras de Mercadorias A Prazo"?
Eu criei como sub-conta de "Custos e Aquisições de Mercadorias" .. Até aí beleza.. Mas o caixa estava negativo antes de eu colocar a Nota Fiscal qe eu precisava incluir nessa conta, eu transferi-a de conta (De compras a vista - compras a prazo), mas não alterou em nada meu caixa, então creio qe deve haver algo errado na criação dessa conta, alguem poderia me ajudar detalhadamente?

Por enquanto obrigada pela atenção! ;)

Michele Barbosa Silva

Michele Barbosa Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 9 janeiro 2010 | 13:18

Não há nada de errado com a conta que você criou. Há de errado com o caixa da empresa. Provavelmente a empresa com que voce trabalha retira dinheiro para pagamento de despesas pessoais dos sócios, achando que podem e ferindo o principio da entidade.
Converse com eles e diga-os o que está acontecendo e como um caixa negativo é ruim para uma empresa adquirir empréstimos, financiamentos, participar de licitações e muito mais. Quem ver o balanço vai achar que a empresa está falindo. Vai ser até dificil de vender o negócio futuramente.

Agora, com relação a compra de mercadorias a prazo, eu lhe aconselharia a não separar na conta "custos mercadorias". Na DRE o que importa é a competência, e no caso do custo, só o que ocorreu no período.

Faça o seguinte lançamento:

* compras a vista
D - Caixa
C - Estoque

* compras a prazo
D - Fornecedor (nome)
C - Estoque.

De qualquer forma a mercadoria que foi comprado a prazo vai entrar pro estoque, mas igual te disse, na conta Custos da DRE o que importa é o que aocnteceu hoje, nao o que acontecerá a prazo.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sábado | 9 janeiro 2010 | 17:09

Boa tarde,

Permitam-me um aparte.

Diferentemente do que afirma a Michele, saldo de Caixa quando negativo, não é apenas "ruim para uma empresa adquirir empréstimos, financiamentos, participar de licitações e muito mais" é também (e principalmente) inegável evidência de omissão de receitas, ou seja, clara sonegação.

Face ao exposto, se o saldo negativo não ocorreu pela falta da contabilização de recebimentos (entradas), ou contabilização de pagamentos em duplicidade ou indevidos, está sim demonstrando de forma clara a sonegação que se dá pelo pagamento de obrigações com dinheiro adquirido sem a cobertura de Notas Fiscais.

Nestes casos, a menos que a empresa prove que a origem do dinheiro que permitiu tais pagamentos não é diferente da omissão de receitas, será penalizada pelo fisco que poderá arbitrar o lucro (se a empresa for optante pelo Lucro Presumido ou Real) ou excluí-la do sistema (se optante pelo Simples Nacional)

Vale dizer que em hipótese alguma o saldo da Conta Caixa (ou de outra qualquer) deve estar negativo.

..

DIOCLIDES AFONSO NERES

Dioclides Afonso Neres

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2010 | 15:39

Boa Tarde!

É a minha primeira vez por aqui.

O correto do lançamento não seria assim:

Na compra:

D - Compra de Mercadorias
C - Fornecedores;

No pagamento:

D - Fornecedores
C - Caixa

No cálculo do custo:

D - Custo de Mercadorias Vendidas
C - Compra de Mercadorias

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: