Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 3.764

Diferença de ativo e passivo.

Pollyana Pereira

Pollyana Pereira

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 18 julho 2019 | 19:48

Olá pessoal. Estou com um problema complicado para resolver. Tenho um empresa do Lucro Real, encerrada e apurada o resultado do trimestre. A empresa se constitui em matriz e quatro filiais. O balancete consolidado não apresenta diferença entre ativo e passivo. Porém os balancetes individuais apresentam diferenças de saldo final de ativo e passivo, todas elas com o saldo do passivo menor que o do ativo. Alguém já passou por essa situação? Tentei imaginar uma conta provável no passivo onde estivesse essa diferença, mas não consigo chegar a uma conclusão. As contas de transferências batem. Verifiquei que os clientes e fornecedores não foram conciliados, então estou deduzindo que talvez tenha movimentação de uma empresa na outra de pagamento ou recebimento. Estou tentando nem imaginar na hipótese de envolver o resultado do exercício, pois o impostos trimestrais já foram apurados e pagos... altíssimos por sinal. Alguém me daria uma luz?

Michel Lourenço

Michel Lourenço

Prata DIVISÃO 2, Controller
há 4 anos Sexta-Feira | 19 julho 2019 | 09:46

Pollyana, bom dia!

Acredito que o ideal seria reconciliar todas as contas do balancete, tanto da matriz quanto das filiais. 
Por meio da reconciliação dos saldos será possível rastrear as diferenças.

Pollyana Pereira

Pollyana Pereira

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 19 julho 2019 | 16:01

Boa tarde Michel.

Então, também não estou vendo outra alternativa.
Acho que vou ter que reabrir o movimento e conciliar tudo.
Obrigada pela atenção!

Samir  Assaf

Samir Assaf

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 19 julho 2019 | 16:26

Boa tarde, 

Se entendi O balancete consolidado não apresenta diferença entre ativo e passivo, O Consolidado estar fechando e os individuais estão com Diferença. 
Então de uma olhada nos parâmetros de impressão, provavelmente possa estar deixando de usar algum modo de impressão pois  se estivesse errado o consolidado não fecharia. qual sistema estar usando?  

Pollyana Pereira

Pollyana Pereira

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 19 julho 2019 | 19:06

Olá colegas.
O sistema que utilizo é o Questor.
Apenas para concluir o tópico, com finalidade de auxiliar outros colegas com a mesma dúvida, realizei testes com outras empresas como sugeriu o Samir, podendo ser algum parâmetro de impressão, porém com as outras empresas os balancetes estão ok.
Conferi os saldos das contas de resultado: receitas, custos e despesas e os valores estão integrados corretamente também.
Salários à pagar, impostos à recolher no passivo...tudo ok.
Transferências de numerários entre matriz e filiais, zerando certinho no balancete consolidado.
Então parti para as contas de clientes e fornecedores e logo de início já localizei um recebimento em duplicidade....sendo assim, é questão de conciliação mesmo, uma vez que os recebimentos e pagamentos não estavam sendo conciliados. Agora é reabrir e conferir todas as baixas de clientes e fornecedores para achar todas as diferenças :(
Como os balancetes são de movimento muito grande, nenhum cliente ou fornecedor ficou com saldo negativo. Se fosse uma empresa com movimentação menor, com certeza já na emissão do balancete já teriam saldos negativos evidentes.

Obrigada pessoal!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.