Cristina Zulcom Pinheiro da Silva
Ok Paulo, obrigada pela dica.
Como estou iniciando a
contabilidade para cartórios, me surgiu uma dúvida, as receitas são divididas em: Total de Emolumentos e Total de Encargos, estes por sinal são equivalentes a uma retenção que no mês seguinte serão repassados.
A escrituração das receitas deverá conter as receitas totais ou apenas os emolumentos, para fins de recolhimento do
DARF carnê leão?
Desde já agradeço, a colaboração.
Att
Estimada Cristina, bom dia!
Apesar da sua perguntar estar ligeiramente direcionada ao nosso Consultor Especial Paulo, tomo a liberdade de interagir, uma vez que já laborei com contabilidade/
livro caixa de cartorário, nesse mesmo sentido, vamos lá!
Na configuração do seu livro caixa carne "leoa" da RFB, voce deverá criar no grupo das receitas, todas as contas que receberão os recebimentos, exemplo:
1 - escrituras;
1.1 - copias e autenticações;
1.3 - registros;
De tal forma, para as despesas ou seja aquelas contas pagas pelo tabelião através do
cnpj, voce poderá criar:
4 - previdência social social;
4.1 - alugueis e taxas;
4.2 - material de expediente;
4.3 - salários e ordenados;
4.4 - ferias e indenizações.
E por ai a fora, na persistência de duvidas, retorne.