x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.472

Pagamento em Duplicidade DAS (Simples Nacional)

Helena Nascimento

Helena Nascimento

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 26 julho 2019 | 09:47

Bom dia! Quero por favor de esclarecer uma dúvida. Como contabilizar (lançar) o pagamento de um  DAS em duplicidade? O cliente pagou duas vezes uma mesma guia. Sendo que o Simples Nacional é um recolhimento de vários tributos federais, estaduais e municipais em uma única guia, não sei como ficaria esse lançamento uma vez que compreendo que a compensação precisa ser sobre imposto de mesma natureza, ou seja, PIS compensa com PIS; COFINS compensa com COFINS; e assim sucessivamente.

Desde já agradeço!

THIAGO A. DE CASTRO

Thiago A. de Castro

Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar Escritório
há 5 anos Sexta-Feira | 26 julho 2019 | 13:23

Helena, com o certificado ou procuração do cliente você consegue no portal do E-cac fazer a compensação na aba Simples Nacional>Compensação a pedido do simples nacional.O próprio sistema identifica o pagamento efetuado em duplicidade e ai é só seguir os passos para efetivar a compensação.

Espero ter ajudado.

Atte.

Helena Nascimento

Helena Nascimento

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 26 julho 2019 | 13:34

Caro Thiago,

Agradeço-lhe em procurar esclarecer minha dúvida, porém, minha indagação é a respeito de como proceder no lançamento contábil, ou seja, quais contas devo debitar e creditar. Antes de criar este tópico pesquisei como efetuar o lançamento na contabilidade e um colega havia respondido que seria da seguinte forma:

D- Impostos a Recuperar (AC)
C- Caixa ou Banco (AC)

Porém, o Simples é um conjunto de tributos, digamos assim. Então, compreende que deva ser mais de um lançamento para cada tributo para que quando houvesse a compensação, efetuasse o lançamento de cada imposto. Porém, não sei como proceder, já que nunca tive um cliente pagando em duplicidade o DAS.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade