Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.881

Caução de Cheque

Lilian Aparecida Silva

Lilian Aparecida Silva

Iniciante DIVISÃO 1 , Tesoureiro(a)
há 15 anos Domingo | 10 janeiro 2010 | 19:04

Trabalho na tesouraria de uma empresa e preciso controlar os cheques caucionados. Qual seria a melhor forma?
O Banco que eu trabalho ele gera três contas: vinculada, corrente e empréstimo.
O processo que faço é:
De Cofre p/ caução - Contas p/ controle de saldos Internos.
O valor que é liberado tiro da conta empréstimo e encaminho para a conta corrente - Todas tem extrato
Na conta vinculada, libera os cheques na data de compensação, tenho a opção de dar o giro enviar para a conta corrente ou amortizar o contrato na conta empréstimo - Todas tem extrato bancário.
O problema está sendo, como consigo controlar as garantias. Sei que a falta de garantia só se dá quando o cheque volta ou quando solicitamos resgate.
Como controlo internamente essas faltas ou sobras de garantias?
Eu gostaria de utilizar esta conta caução para controlar internamente. Quando tem garantia na conta o banco não faz o débito na conta vinculada, ai vejo um cenário fácil, é só efetuar o débito na conta caução. Mais quando não tem garantia o banco faz o débito na conta garantida, impossibilitando de efetuar o débito na conta caução.
Me ajudem por favor, preciso controlar essas garantias no sistema e não consegui visulaizar uma forma correta, que não prejudique a contabilidade.

Obrigada!

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2010 | 16:02

Boa tarde, Lilian

Embora uma conta corrente possa estar internamente dividida entre vinculada, caução e garantida, todos estas subcontas estarão englobadas em um único número de conta.

Considerando que a "caução de cheques", a grosso modo, nada mais é que entregar para o banco os "cheque-pré" em garantia do crédito utilizado (que geralmente é menor que a taxa do cheque especial), que você já domina plenamente o fluxo destes recursos, como bem expôs em sua dúvida, e também que não existe algum tipo de "controle padrão" para estas coisa, o melhor relatório seria aquele personalíssimo projetado por você; ao conversar com o responsável pela classificação e lançamentos contábeis, certamente será criado um controle impecável.

Boa sorte

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade