Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.732

Holding - Pequenas Empresas

Gabriel Cordeiro

Gabriel Cordeiro

Bronze DIVISÃO 2, Analista P.C.P.
há 4 anos Sábado | 3 agosto 2019 | 22:04

Olá a todos(as), como vão ?

Quero opiniões boas, por gentileza, daquelas que realmente podem ajudar haha' Bem, vamos lá.

É o seguinte... Já tem algum tempo (mais de três anos) que penso em abrir uma empresa junto aos meus amigos, e queremos que saia do papel, ainda neste ano.

O porquê demoramos tanto? Pois é, cada um está em uma área diferente, eu e mais um no ramo da engenharia civil, outros dois no ramo de TI, e mais dois no ramo de celulares e tecnologias relacionadas.
Ou seja, não teria como trabalharmos, exatamente, juntos, como o de princípio, pensamos.
Mas fui tentando entender o esquema de Holdings, mesmo que para administrar pequenas empresas. E imagino que através dessa forma poderia ser, sim, possível, todos nós conseguirmos administrar juntos, todas nossas empresas, de ramos diferentes.

Porém, não temos taaaanto capital assim, por agora, portanto venho tirar essa dúvida.
Existe, mesmo que mínima, a chance disso poder acontecer? Se essa Holding pode ser EIRELI ? Se existiria algum custo absurdo por ter várias empresas envolvidas?
Essa Holding pode administrar todos nós, como MEI ?
Não seríamos S.A., por momento.

Quero a ajuda de quem tem boas opiniões e que possam dar outras alternativas, por favor !
Agradeço desde já !
Abraço.

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 5 agosto 2019 | 10:36

Bom dia.

Gabriel,

Nesse seu caso o objetivo de criar a Holding seria para os sócios poderem tomar as decisões em conjunto sobre os investimentos e administração das empresas.  

Referente suas dúvidas:
Existe, mesmo que mínima, a chance disso poder acontecer?
Sim podem montar a Holding com os seis sócios, sendo que cada um terá a participação de acordo com o valor investido nos negócios.

Se essa Holding pode ser EIRELI ?
Não pode ser EIRELI, deve ser LTDA.

Se existiria algum custo absurdo por ter várias empresas envolvidas? 
Além dos custos do próprio negócio, cada empresa aberta deverá ter sua contabilidade e no final de cada exercício deverá ser consolidado os resultados das empresas na Holding. O custo para execução desses serviços contábeis varia muito.

Essa Holding pode administrar todos nós, como MEI ?
Não pode ser MEI, deve ser LTDA.

Espero ter ajudado...

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.