x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 323

Contabiliação de Compra de Material Para Produção

BEATRIZ PAES

Beatriz Paes

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 5 agosto 2019 | 12:43

Olá, colegas.

Comecei a trabalhar recentemente em um Supermercado onde tem a parte da padaria, onde são produzidos pães, bolos, etc. O supermercado compra matéria prima para produção (trigo, açúcar, chantily etc), porém não tem controle de estoque para esses itens. Por não ter esse controle, percebi que eles estavam lançando essas entradas como Uso e Consumo na contabilidade. Está correto isso uma vez que não se tem o controle do estoque?

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 5 agosto 2019 | 13:25

Beatriz

Via de regra, todo o gasto para fabricação de produção própria deve ser considerado como custo (Produto) e deve ser contabilizado por competência (pelo efetivo uso do estoque.

No seu caso, sugiro que tente implementar na empresa a contagem periódica do estoque, para que se possa estimar os custos pelo método do inventário periódico (Custo = Ei + C - Ef) mesmo sem um controle efetivo no dia-a dia.

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.