Amaro Omena
Iniciante DIVISÃO 2 , Assessor(a) AdministrativoBoa tarde colegas,
Estou iniciando uma nova jornada (sócio em um escritório de contabilidade), entretanto sou servidor público federal, consequentemente, impedido de representar particulares perante órgãos públicos, nosso primeiro cliente irá abrir uma transportadora pequena, um único caminhão, para prestação de serviços de transportes intermunicipal para uma empresa de fornecimento de ração. Após algumas pesquisas, constatei o seguinte:
- Por se tratar de serviço de entrega intermunicipal, não poderá ser um MEI, desta forma abriremos uma ME;
- Considerando que será cobrado ICMS pelo serviço, em vez de ISS, no lugar da Nota fiscal, emite-se CTE;
Após elencados esses pontos, não senti segurança sobre demais obrigações, como registro em alguma agência (ex: ANTT).
Como fui servidor público, durante minha graduação não pude estagiar, estou estudando e "metendo a cara", sem arriscar a clientes grandes com atividades mais complexas.
Desta forma, se algum/alguma colega que possua experiência com transportadoras puder nos esclarecer, seria de grande valor.
Desde já agradeço e desejo uma ótima semana à todos!