x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 484

Prestador de serviço x contas transitórias

SOLANGE KOPROWSKI STEFFEN

Solange Koprowski Steffen

Iniciante DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 4 anos Terça-Feira | 6 agosto 2019 | 22:48

Boa Noite!
Tenho um cliente que é prestador de serviço em que tem uma conta bancária exclusiva para receber repasses.. o que seriam estes repasses?São valores dos quais apenas 20% são os honorários dele e estão com notas de prestação de serviço, devidamente emitidas. O saldo restante, precisa ficar na conta aguardando decisão judicial ( digamos, para fácil entendimento). Questão agora é que a única forma que vejo de contabilizar seriam em contas de compensação, uma vez que estes valores não são especificamente dele. Estariam colocando no ativo x passivo da empresa um valor que não é dele e não é possível deixar de registrar na contabilidade, pois transitam por contas bancárias do CNPJ dele. 
Algum sugestão?

Alex Machado

Alex Machado

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 7 agosto 2019 | 08:58

Olá,
O Passivo é onde você registra as obrigações/dívidas.

Quando esse valor entra na conta, a empresa de advocacia gera a obrigação de repassar 80% desse valor, certo? E 20% é o recebimento dos honorários.  
Não vejo motivo para não classificar esse fato no passivo. Eu utilizo contas de compensação quando o fato não movimenta nenhum patrimônio da empresa, como envio de uma mercadoria para conserto.

-Quando o dinheiro entra na conta:

D-Banco $1.000,00
C-Clientes $200,00
C-Valores de terceiros a devolver(nome genérico) $800,00

-Quando o advogado repassa os 80% após decisão judicial

D-Valores de terceiros a devolver(nome genérico)  $800,00
C-Banco $800,00

Espero ter ajudado e não ter passado informação errada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.