x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 412

Balanço de Abertura

Thiago Rios Cruz

Thiago Rios Cruz

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 13 agosto 2019 | 09:02

Bom dia senhores (as). Estou assumindo a contabilidade de uma microempresa (optante pelo Simples Nacional) , estabelecida em Jan / 2019, que não estava escriturando sua contabilidade. Para regularizar esta situação, verifiquei que deveria proceder com a elaboração de um balanço de abertura. Como ainda não tenho muito experiência no mercado, tenho algumas dúvidas a respeito desta demonstração contábil. Seria necessário que o balanço de abertura estivesse acompanhado das notas explicativas? É preciso autenticar na Junta Comercial? (No meu caso, é a Junta Comercial da Bahia). E sobre o Livro Diário, sei que devemos registrar os lançamentos do balanço de abertura no Livro Diário, após ter elaborado o seu Termo de Abertura, mas este Livro Diário também teria que ser protocolado junto com o balanço na Junta Comercial? Ou apenas ao final do Exercício Financeiro (com data limite para 30/04), acompanhado do seu termo de encerramento e despachado junto com o Balanço Patrimonial, Notas Explicativas, DRE e Livro Razão?

Agradeço muito a atenção de todos!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.