x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.318

Ativo Imobilizado - Depreciação

Luiz Moreira

Luiz Moreira

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Financeiro
há 4 anos Quinta-Feira | 15 agosto 2019 | 16:36

Boa Tarde !

A duvida é se podemos parar a depreciação de ativo, visto que o mesmo ainda não esta operacional e por engano/erro foi iniciado despesa depreciação a desde 2017.
Este projeto é para construção de uma estação de tratamento de efluentes (construção civil) e é longo, acontece entradas mensais e ficará pronto apenas no final de 2020. 
Podemos parar/interromper a depreciação agora e voltar apenas quando o projeto for concluido e estiver operacional no final de 2020 ?
Deveriamos dar algum tratamento contábil especifico para a depreciação já incorrida desde de 2017 ou apenas parar de depreciar neste momento ?

obrigado

att

Luiz

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Domingo | 18 agosto 2019 | 17:02

Luiz,

Se estamos tratando de obra em andamento a depreciação não poderia ter sido feita. O correto, portanto, é estonar os efeitos do erro como ajuste de exercícios anteriores. Eis o lançamento:

D: Ajustes de exercícios anteriores - PL
C: Depreciação acumulada. 

Luiz Moreira

Luiz Moreira

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Financeiro
há 4 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2019 | 15:31

/Boa Tarde !
Obrigado pela informação Edmar, 
Ainda tenho duvidas, se devemos fazer a correção estornando o efeito da depreciação fazendo a contabilização proposta, também entendo que devemos fazer um lançamento a crédito da conta de Imobilizado Edificios e débito da conta de Obras em Andamento até que o projeto esteja totalmente concluído e operacional no final de 2020 e ai sim façamos a transferência de contas para iniciar a depreciação mensal.
Esta correto meu entendimento ? podemos seguir assim ? há outras recomendações neste caso que devemos observar ?
Obrigado
Luiz

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.