Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 429

Troca de Contador

André Luiz

André Luiz

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2019 | 16:45

Boa tarde! 
A minha esposa tem uma clínica de estética enquadrada no simples nacional. Ela resolveu encerrar os serviços com o escritório de contabilidade e gostaria que eu fosse o responsável pela contabilidade a partir de agora. Eu não tenho empresa aberta, pois sei que quando um escritório contábil assume uma contabilidade, tem todo o processo de inclusão nos órgãos públicos com as devidas procurações juntamente com o certificado digital. A dúvida que tenho é: eu como PF posso trabalhar como contabilista na clínica? Preciso de procuração e me cadastradas nos órgãos, tendo em vista que terei a senha e total acesso ao certificado digital da empresa? Agradeço a ajuda.

magno bastos de paula

Magno Bastos de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 4 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2019 | 16:54

André Luiz ,

O primeiro passo é : Você tem CRC ativo ? Caso positivo, você   pode prestar serviço como PF como autônomo e recolher o INSS e IR. 

"As Dificuldade estão para todos os lados,basta apenas encara -las,para conquistar o sucesso" . Magno Bastos
ELISANGELA HENRIQUE

Elisangela Henrique

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2019 | 16:56

André, se você já tem o CRC, pode sim atuar perante os órgãos como contador da empresa dela. Para tal, promova a alteração na Receita Federal via DBE indicando seus dados como nome, cpf e CRC.

Também será preciso alterar na prefeitura onde ela está instalada, normalmente é um processo feito pela internet. 

Você tendo o certificado digital da clínica, conseguirá atuar tranquilamente. Não vejo nenhum empecilho.

ELISANGELA HENRIQUE

Elisangela Henrique

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2019 | 18:05

André, a procuração não, porque se você utilizará o próprio certificado da clínica, não existe a necessidade, nem conseguiria, porque teria que passar procuração da clínica para quem? Pra ela mesma não faria sentido, entendeu?

A procuração é feita quando vai ser utilizado o certificado digital de um terceiro. 

Se puder ajudar em algo mais, fico a disposição.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.