Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 601

Contabilização de Serviços de Industrialização - Como contabilizar o serviço prestado pela empresa

Alcides Masiero

Alcides Masiero

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 2 setembro 2019 | 15:48

Tenho uma dúvida sobre os tópicos que li, neste site, especificamente sobre a contabilização do serviço de industrialização. Suponhamos que para executar determinada fase de uma agregação de um produto, o fornecedor do serviço tenha cobrado R$ 10.000,00. A contabilização deste valor deverá ser feita de que forma? Vamos considerar para fins de exemplo, que o serviço prestado ao produto, constitui a última fase de transformação do produto, ou seja, o produto voltará para o fornecedor que irá colocar o produto no estoque de produto acabado.
Nos tópicos, todos eles (os que eu li), informam que o serviço deve ser levado a conta de resultado, pois bem, no meu entendimento, deveria ser:

D - Estoque de produto acabado - R$ 10.000,00
C - Fornecedores - R$ 10.000,00
(Considerando que não haja nenhum crédito de imposto)

Agradeço as respostas.



Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2019 | 11:04

Alcides, bom dia

Pelo seu exemplo dado, a prestação de serviços que o fabricante irá contratar faz parte da cadeia produtiva. 

Desse modo, o valor do serviço deve ser atribuído ao custo de estoque da empresa, e não diretamente para resultado.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.